A Dieta Zero Carboidrato Vai Acabar Com o Seu Corpo

Quando o assunto é emagrecer, o carboidrato está entre os top 5 vilões do emagrecimento. Devido a isso, você acha muitas dietas que eliminam totalmente o carboidrato do cardápio ou então implementam em pequenas quantidades – que são as low carb. Mas o que não te contam é o que a falta de carboidrato no seu corpo a médio e longo prazo fará com o seu corpo.

Uma dieta que possui pouca ou zero ingestão de carboidratos é procurada por quem quer um emagrecimento rápido, mas esse rápido pode custar caro depois. Ela também é utilizada para quem possui diabetes, está na faixa de obesidade ou possui problemas cardiovasculares. No entanto, tanto para um quanto para o outro, você não precisa dispensar ou diminuir o carboidrato para estar em forma, você apenas precisa saber comer.

A Importância do Carboidrato

A principal função do carboidrato é fornecer energia ao nosso corpo. Ele é o assistente central do seu organismo para te manter em movimento para fazer atividades do dia a dia  como andar, correr, trabalhar, entre outras.  Além disso, ele funciona como personal trainer da gordura ruim que tem em nosso corpo, incentivando elas a trabalharem a favor do seu metabolismo e a serem eliminadas.

Algo que não te contam é que ele é a maior fonte de energia para as células do sistema imunológico. Por isso que, quando você adota uma dieta zero ou low carb você fica doente com muita facilidade, pois, ao abaixar drasticamente a ingestão desse nutriente, você enfraquece a sua imunidade, deixando as células sem alimento. 

Outro fator muito importante é em relação ao seu metabolismo tireoidiano. A tireoide é responsável por regular o seu gasto de energia e depende diretamente do carboidrato, devido a isso, ela responde de maneira imediata quando há uma queda de ingestão calórica, “parando” de trabalhar.

As consequências dessa diminuição no seu corpo

Para falar das consequências, vou começar a descrever um cenário que eu tenho certeza que você já vivenciou:

Chega aquele momento da sua vida que você se vê toda insatisfeita com o seu corpo e fala para si mesma “Agora eu vou emagrecer! Eu vou fazer exercícios e comer direito a partir de segunda – feira”! – você não sabe, mas segunda é o dia internacional de começar a dieta. Você vai toda determinada a fazer exercícios todos os dias, tirar o doce do cardápio, o refrigerante e vários outros alimentos, e o que acontece? Passa 10 dias e BOOM, você fica doente.

A explicação científica disso é que, quando você gera uma diminuição abrupta da quantidade de caloria que você consome combinado com uma rotina de treinos para causar um déficit calórico, o seu sistema imunológico não aguenta e despenca.

Dieta muito baixa em carboidrato deixa o metabolismo lento e por consequência você começa a ficar mais lerda, distraída, com bafo e a médio e longo prazo você irá engordar tudo de novo e vai ser mais difícil de emagrecer em um segundo momento, caindo no efeito sanfona

Você não vai aguentar essa rotina por muito tempo

Por mais motivação que você tenha, chegará um momento que não irá aguentar fazer uma carga muito grande de exercícios e comer pouco. Ou você vai parar porque ficou doente ou, ainda pior, vai para porque se machucou.

A lesão no seu corpo acontecerá pois sua ingestão energética está tão baixa por você não estar consumindo macronutrientes suficiente que sua recuperação muscular fica prejudicada. Isso fará com que, ao dar estímulo para o seu músculo no dia seguinte, o seu corpo não recupere. Ao longo do tempo que você ficará bombardeando o seu sistema mecânico, uma hora ele pifa e você se machuca.

Por isso eu digo, querer emagrecer de forma mais rápida não é sustentável e não causa adesão. Você vai acabar ficando tão fraca e estressada que vai acabar estourando, saindo comendo tudo o que você privou duas, três ou mais vezes do que você comeria se não tivesse se privado.

“Mas todas as vezes irá acontecer isso?”

Se for de forma abrupta, sim. 

Para emagrecer é necessário déficit energético, mas ele não pode ser feito de qualquer forma e sem um especialista. Vou dar um exemplo do porquê é arriscado fazer isso sozinha:

Vamos supor que ao longo do seu dia, para manter o seu corpo funcionando e mais o gasto energético que você tem no seu dia a dia, você gaste 2.200 calorias, seu corpo precisa dessa quantidade para ficar no zero a zero.

Se sua demanda é 2.200 calorias, na teoria,  para que você não deprima o seu sistema imunológico, você não deveria fazer um déficit energético e diminuir sua ingestão de energia para mais que 500 calorias do seu zero a zero.

Ou seja, para você que tem o consumo diário de 2.200 calorias, não é aconselhável, sem acompanhamento, que faça um déficit maior que as 500 calorias, ou seja, 1.700 calorias para você seria o máximo. É assim que você vai conseguir emagrecer com saúde, perdendo massa magra – e não água, perdendo massa gorda sem perder massa muscular.

É dessa forma que trabalhamos com nossas alunas na Comunidade Viva Fit. Levando em consideração a individualidade de cada uma e fornecendo um tratamento personalizado. Lá elas não estão por conta própria, são amparadas por uma equipe de nutricionistas que levarão em conta o tipo de metabolismo e as limitações que elas têm. Assim como eu irei personalizar a rotina de exercício de cada uma para que atinja o objetivo, com a ingestão calórica baixa , porém ajustada para que não ultrapasse as 500 calorias.

 Se você quiser conhecer mais de perto como ter apoio profissional fará toda a diferença na sua saúde, eu te indico conhecer a história das minhas alunas veteranas Patrícia Hiramatsu e Edimara Alves. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *