Tudo o que Você Precisa Saber para se Alimentar Melhor no Período Menopáusico

Já foi explicado formas naturais de diminuir os sintomas da menopausa através da liberação de três hormônios importantes. Mas só isso sozinha não terá tanta eficiência; você precisa saber os macro e micro nutrientes que você precisa se alimentar e que ajudarão a fazer a diferença. Bora lá?

Diariamente eu recebo muitas mensagens de mulheres entre 40 e 50 anos reclamando da maldita menopausa. Contudo, mal sabem elas que além de exercícios que ajudam nos sintomas, a forma de se alimentar também é fundamental.

 Já ajudei centenas com vídeos, dicas, lives e aulas a respeito disso. E, com vocês que ainda não são minhas alunas, não quero que seja diferente! Quero abordar aqui uma das formas de amenizar os sintomas da menopausa através de um dos pilares do tripé da vida saudável: a alimentação.

Antes de tudo, preciso que vocês entendam que o alimento em si não nos fornece diretamente os hormônios, contudo eles provém ao se alimentar de vitaminas e minerais que atuarão na função enzimática. Eita, Polly, falou em grego agora, o que é isso?

A função enzimática é, simplificando, uma catalisadora de reações 

químicas no nosso corpo e que aumenta o processo metabólico.

Vocês se lembram ou conhecem os macronutrientes? São eles: carboidrato, proteína e a gordura (gordura saudável! e não aquela batatinha do McDonalds). E por que eu estou falando disso?

 A princípio, porque muitos dos nossos hormônios têm origem na gordura, sendo ela uma dos macronutrientes.

E é importantíssimo que mulheres na menopausa não fazerem  uma dieta restritiva em relação a calorias vinda de gorduras saturadas (presente em carnes, no leite, na gema do ovo) pois perde massa magra e massa óssea, e elas são de fundamental importância tão como no aspecto estético quanto no de saúde se alimentar delas.

Bem como, é extremamente necessário  um balanceamento nos macronutrientes, porém sua dosagem é individual e deve ser feita com a ajuda de um médico ou nutricionista, sendo assim, é importante a orientação de um especialista.

Contudo, para que vocês possuam uma produção endógena (produção dentro da célula)  eficiente, você precisa se alimentar de algumas vitaminas e minerais (micronutrientes) como:

Vitamina B9

 possui caráter antioxidante que, junto com as vitaminas C e E, desempenham uma função de “anti idade”, protegendo a célula contra os radicais livres – agentes lesivos que fazem as células envelhecerem. 

Vitamina B6

 Atuante na formação de massa magra e responsável pela síntese de proteína, a vitamina B6 atua na produção endógena de testosterona. 

Vitamina D

Também presente na produção endógena de testosterona, essa pode ser uma das vitaminas mais conhecidas. Além dos alimentos ricos em vitamina D, o sol é o principal fornecedor que ajuda na síntese de hormônio e de osso, aumentando a absorção de cálcio no nosso organismo. Importante ressaltar que a recomendação de banho de sol são vinte minutos por 3 vezes na semana.

Boro 

Além desse mineral ajudar a amenizar os sintomas da menopausa, ele é responsável em regular os níveis de outros minerais dentro do nosso corpo, como o cálcio, o magnésio e o fósforo.

Zinco

 É um mineral que, além de ser antioxidante, estimula a função da tireoide e beneficia o sistema cardiovascular.

Magnésio

 Importante na contração muscular, ele é a chave para que tudo funcione de maneira adequada.

Ao seguir uma alimentação balanceada e saudável, a maioria dessas vitaminas e minerais serão supridas. A dieta visando uma produção endógena maior de testosterona, ou qualquer outro hormônio, precisa ter mais gorduras presentes.

E a gordura que falo aqui não são aquelas de origem industrializadas não, são as gorduras boas – ou gorduras saturadas, como já foi mencionado anteriormente. 

Por fim, meninas, quero bater na tecla da importância de um especialista ao começar uma dieta. Vou deixar aqui embaixo para vocês uma tabela das vitaminas e minerais que eu citei, com as fontes provenientes que você pode achar cada micronutriente. 

 Beijos, e até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *