Efeito Sanfona: como você pode se livrar disso definitivamente.

A conversa de hoje é a respeito da briga com a balança que muitas de vocês passam ou já passaram. É aquele engorda e emagrece infinito e cansativo. Apelidamos de efeito sanfona e, em questão de emagrecimento, está dentro do top três coisas que desmotivam a emagrecer.

O efeito sanfona acontece quando você faz todo um projeto de emagrecimento, segue ele à risca, procurando melhorar sua alimentação com dietas e,no fim, ao parar de fazê-lo, você ganha tudo de novo – às vezes ganhando até mais quilos do que perdeu. Quem nunca, não é mesmo?

Para perdermos a gordurinha do vestido, aquela gordurinha das costas ou aquele flanquinho precisamos de um metabolismo que funcione bem. Você aí que quer ter o corpo dos sonhos, de falar adeus para o efeito sanfona; o que você fez nas últimas três semanas para que isso acontecesse?

Se você vier pra mim e falar “ah, Polly, eu comecei a cortar o doce” ou “Polly, eu parei de beber”, é legal? É legal, principalmente para o seu bolso. Porém, é isso que vai trazer emagrecimento definitivo para você? Não, e sabe por quê? porque esses são hábitos que você tem que estão atrelados a um sentimento gostoso, senão você não faria de novo.

Nos momentos em que você estiver com pouca força de vontade ou mais cansada, você vai acabar cedendo a esses hábitos e aí sua única regra irá por água abaixo. Em seguida, vem os famosos pensamentos que servem de objeções para você não continuar: “isso aqui não é pra mim”, “eu não consigo” ou “não vai dar certo, então não farei mais”. Não é assim?

Não é que você não tem força de vontade ou que não é determinada, não é nada disso. O problema está na raiz, no que você baseou o seu processo. Logo, se você não cuidar do problema, ele voltará novamente.

Se exercite todos os dias

Se você quer se livrar do efeito sanfona, tem que se exercitar. Muito melhor alguém acima do peso que é ativo do que um magrinho sedentário.

Corpo em movimento é corpo saudável.

A gente tem o costume de ser muito exigente com a gente. Sabe o que é legal você fazer? Ao invés de estipular uma regra absurda, por que não da um passinho de cada vez em direção à sua meta? Criando um hábito.

Se você não pode ir à academia, se está sem tempo ou se não consegue fazer exercício nenhum na sua casa, um hábito que você pode criar é caminhar. “Mas, Polly, você já falou que caminhada não emagrece” realmente, porém a caminhada aumenta o seu gasto energético. Para quem não está fazendo nada, isso é ótimo.

Mas é isso que vai fazer você nunca mais sofrer com o efeito sanfona? Não, não é isso que fará de forma significativa você sair do efeito sanfona, entretanto, isso vai trazer para você a liberação de neurotransmissores que vão te ajudar a diminuir a ansiedade, vai aumentar o gasto calórico ao longo do dia e, com isso, te trará benefícios metabólicos positivos.

Se você não se esforçar para tirar 10 minutos do seu dia para fazer um exercício, você nunca terá ele por 20 ou mais minutos.

Controle se é fome ou se é vontade

ocê que me acompanha já me ouviu falar um milhão de vezes que a privação de alimentos gera compulsão alimentar, então me responda: a solução é cortar o glúten da sua alimentação? Não! Cortar de vez o glúten e qualquer outro alimento do seu cardápio não é o que trará resultado.

O recomendado é, primeiro, não morrer de comer. É procurar não matar a fome com aquilo que você gosta muito de comer, do qual você não tem controle. Pergunte a si mesma: é fome ou é vontade? porque de vontade ninguém morre!

Faça o básico bem feito. Quando você tiver com aquela vontade compulsória de comer um alimento, faça o teste de tentar não comer. Se no segundo ou terceiro dia você não conseguir resistir, pega apenas um pedacinho e demore para comer, aprecie o sabor.

Coloque uma meta para você mesma de, por exemplo, comer aquele pedaço em cinco minutos. Esses minutos durarão a vida, porque quando estamos morrendo de vontade de comer alguma coisa a gente engole e nem sente o sabor.

É interessante também você comer um pedacinho e tomar um copo d’água, come outro pedacinho e mande pra dentro outro copo d’ água. Assim, o sabor irá se espalhar por todo o seu paladar e, além de deixar ainda mais gostoso, matará sua vontade de comer um segundo ou terceiro pedaço.

Por fim, o mais importante é você colocar na sua cabeça que não adianta criar regras de 8 ou 80. Busque criar metas intermediárias para que, assim, o caminho do emagrecimento não se torne tão árduo. A implementação de uma vida saudável tem que ser prazerosa, porque senão ela não durará.

Se você quer continuar por dentro de mais dicas de exercícios, comportamentos e alimentação, então não deixe de me acompanhar lá no Instagram. Estou sempre atualizando os conteúdos, batendo papo com vocês nos stories e, o melhor, lives todos os dias!

E aí, vamos juntas nessa?

2 comentários em “Efeito Sanfona: como você pode se livrar disso definitivamente.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *