A Alimentação Que Não Atrapalha o Seu Sono

É de senso comum que comer uma comida muito pesada  antes de ir dormir, afeta muito o seu sono e sua noite de sono estará toda arruinada. De fato, isso interfere mesmo, e no dia seguinte você sente as consequências; uma má disposição, corpo pesado entre outros. Por isso, é bom estar atento à sua última refeição para que você consiga descansar sem interrupções e no outro dia estar com o organismo funcionando perfeitamente.

Os hábitos alimentares e a execução  do treino que você fez no  dia, serão  todos processados durante o sono. Pois, é nesse período que seu corpo trabalhará para colher os bons e os maus frutos do que você ofereceu para ele. Para conferir detalhadamente como funciona, o que ocorre no seu corpo durante o sono, você pode consultar esse meu artigo.

Entretanto, não basta somente citar o que deve ser consumido antes, mas também o que não deve ser consumido. E é por aí que vamos começar.

O que evitar consumir antes de ir para cama

Como citado anteriormente, há um senso comum de que comidas mais pesadas atrapalham a sua noite. Mas, isso não significa que você não possa consumi-la em pequenas quantidades. Claro que, você não precisa fazer um pratão de macarronada na sua janta, se esse será o seu jantar, coma em pouca quantidade e complemente com algo que é rico em nutrientes. Isso evitará que você fique conversando com a comida a noite inteira.

O que você precisa pensar sempre é: “ O que me atrapalha a dormir?” Se para você tomar chá ou tomar muita água à noite, fará com que você acorde muitas vezes à noite para ir ao banheiro, então você já tem a resposta de uma das coisas que te atrapalha.

No entanto, há alimentos que variam de pessoa para pessoa, como o chá, por exemplo. Para cada indivíduo funciona de uma forma, mas algo geral que atrapalha o sono de qualquer pessoa são: o consumo de bebida alcoólica, alimentos muito condimentados e gordurosos.

Esses tipos de alimentos exigirão uma demanda muito alta de sangue do seu corpo para a digestão. Por exemplo, se você exagerar na quantidade de carne antes de dormir, o seu corpo ficará tentando digeri-la e não terá aporte de sangue suficiente para que você tenha um sono reparador.

Esclarecido isso, vamos ao que comer!

Alimentos liberados para você se alimentar no jantar

Para ser breve e clara, antes de dormir você deve se alimentar de nutrientes. Mas quais nutrientes são esses? Em específico, são dois: a proteína e o carboidrato.

A proteína deve ser consumida durante a noite pois é ela que irá construir o seu músculo. Então, depois de um dia de treino, onde você estimulou o seu organismo, finalize  o dia com uma proteína leve e magra, pois assim, você estará dando aporte ao seu corpo para a criação de músculos.

Já o carboidrato é importantíssimo principalmente para você que gosta de treinar assim que acorda. “Mas por que, Polly?” Porque é ele que te dará energia, já que o carboidrato gera um estoque energético dentro do seu músculo, mas para que você possa utilizá-lo, é necessário tempo. 

E se você costuma a realizar treinos mais pesados como uma pedalada, faz meia maratona ou então nada muitos quilômetros, você não só precisará comer ainda mais carboidrato, como sua última refeição precisará de proteínas e mais fibras para que a energia dure ainda mais tempo. 

Estou dando mais enfoque aqui ao carboidrato que proteína porque, o carboidrato desempenha o papel fundamental de “personal trainer” da gordura. É ele quem vai pegar aquela gordurinha em excesso e botá-la para trabalhar, queimando-a para construir músculo.

Mas relaxa, se o seu medo é ficar super definida como um fisiculturista, não é isso que irá acontecer. Aliás, aqui você pode conferir algumas dúvidas comuns acerca da definição muscular.

Retomando, quando você não dá carboidrato ao seu corpo a noite, muito provavelmente você irá acordar de madrugada e não conseguirá dormir mais devido ao pico de cortisol – o hormônio do estresse.

Esse pico, é mais comum acontecer de manhã, de maneira saudável que te impulsiona a gastar energias. Mas quando o pico se transfere para noite, você encontra grandes dificuldades em dormir, e isso normalmente acontece entre às 3 e 4 horas da madrugada.

Sendo assim, esteja atenta na hora de dormir, naquele alimento que te atrapalha e no que te estimula a descansar. Porque uma vez que algo atrapalhe seu sono, seu corpo não consegue cumprir a função de restaurar a energia e ajustar o ciclo de hormônios para o dia seguinte. 

A melhor coisa para você se cuidar, é começar a perceber o que faz bem e o que faz mal para você no dia a dia. E eu posso te ajudar com isso! Diariamente em meu Instagram eu dou dicas, bato papo com você pelos stories e ainda faço lives para trazer as melhores informações para você deixar a sua saúde em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *