2 Passos Para Ter Controle e Não Engordar no Final de Semana

Você segue sua dieta de forma bem disciplinada durante a semana, faz os seus exercícios sem falta, mas aí o final de semana chega. Dias de descansar, sair para curtir, dias conhecidos por estar liberado comer tudo de alta caloria que existir, certo? A disciplina vai embora, você extrapola e depois começa na segunda tudo de novo e o resultado de tudo isso é que você não sai e nunca saíra do lugar com seus quilos.

O grande problema que eu vejo, são as pessoas tentando emagrecer através de uma dieta restritiva durante a semana, se privando de comer coisas que gostam porque acham que aquilo dará quilos a mais e no final de semana se dando a oportunidade de sair da rotina e comer de tudo.

Só que tem um porém: o seu corpo não sabe se é sábado, domingo ou qualquer outro dia da semana. Ele não sabe se você sextou ou não, se é aniversário de alguma amiga, cerimônia de casamento, festa de família…

Ele não sabe de nada disso, a única coisa que ele leva em consideração é a constância. Eu repito diversas vezes: você é aquilo que faz de maneira constante. Porém, quando eu digo de constância, estou falando sobre maneiras que irão otimizar o seu metabolismo ao seu praticado com frequência adequada.

Identificando o Problema

Vamos lá, você treina e se regra durante cinco dias e falha em dois, ok? Devo te dizer que isso não é uma constância considerável. O seu metabolismo não vai acelerar dessa forma simplesmente porque seu corpo não vai entender o que está acontecendo e, em consequência disso,  irá se estagnar, te deixando no efeito platô.

Isso normalmente acontece com quem costuma adotar uma dieta restritiva e o “dia do lixo” – conceito que eu odeio e acho um absurdo. Nessa estratégia, você se priva de comer tudo o que gosta durante a semana e no dia que você guarda para se esbaldar, você come duas, três ou quatro vezes mais do que você comeria se colocasse esses alimentos na sua rotina de forma equilibrada. 

E o problema não é só no seu corpo, mas ainda mais na sua mente. Você tem para você que existem alimentos “proibidos” e levando essa crença, ao exagerar no consumo deles, você se arrepende, se culpa e se frustra, achando que é incapaz de conseguir os resultados que tanto quer.

Mas a questão é: você consegue sim! Você só está indo pelo caminho errado. Seguindo essas duas recomendações a seguir, você já conseguirá tirar um peso enorme que a dieta coloca em sua cabeça e consegue aproveitar o final de semana sem preocupações!

Elimine o Dia do Lixo da Sua Vida

O ponto de partida é  tirar da sua cabeça que existe comida proibida ou que um determinado alimento é responsável pelo seu ganho de quilos. Isso não existe. O que te engorda são os seus hábitos, comer um hambúrguer durante a semana não fará mal nenhum, mas comer o mesmo hambúrguer todos os dias, aí já é diferente.

Os estudos nos mostram que precisamos de vinte e um dias fazendo uma atividade de forma repetida para que criemos um hábito. Isso nos mostra que a dieta restritiva não é necessária porque, primeiro que você vai gastar muita energia se restringindo por vinte um dia e vai acabar cedendo, entrando em um ciclo cansativo. Segundo que há métodos melhores, como aplicar o Tripé da Vida Saudável.

Quando você começa a vivenciar essa metodologia no seu dia a dia, você vê como é possível comer sua pizza, comer seus doces e tomar os seus chopps durante a semana, sem te prejudicar em nada. Tudo isso porque você aprendeu a ter equilíbrio e separar quais são os alimentos que você come para se nutrir e quais você come para matar a sua vontade, apenas.

Você não vive para comer, mas você pode comer por prazer também! Comer pela sociabilização, comer pela circunstância, pelo senso de comunidade, compartilhando a mesa com familiares e amigos. Esses são momentos que você não precisa deixar de ter, pelo contrário, do ponto de vista da saúde mental, é mais importante continuar participando disso, do que se privar para tentar perder cinco, dez, vinte quilos.

Tenha um Planejamento

“Pô, Polly, mas que saco ter que ficar se planejando no final de semana”, realmente, porém, mais saco ainda é se sentir incapaz o tempo todo por criar expectativas muito além da realidade comparado ao que você vai conseguir se controlar no final de semana.

Muito pior que planejar o seu final de semana, é se sentir culpada e depois tentar compensar na semana seguinte.

O planejamento do qual estou falando não é nada super mirabolante não, é criar algumas regras para você. Por exemplo: você sabe que no final de semana vai ter um churrascão. Beleza, o que terá no churrasco? Carne e muitas coisas gostosas que você vai querer consumir. Então uma alternativa para você seria você tomar um café da manhã mais light naquele dia, para aproveitar com equilíbrio depois.

Ainda tomando como exemplo o churrasco, lá na hora você cria a regra de, ao invés de ficar mordiscando o tempo todo, faça um prato de comida. Assim, você não perderá a noção do quanto você consumiu, como acontece quando ficamos mordiscando toda hora alguma coisa.

Por último, eu quero dar uma dica de coração para você: quando estiver fazendo o seu planejamento da semana, pense que está fazendo para alguém que é muito especial para você. Porque assim, eu tenho certeza que você vai ser muito mais gentil consigo mesmo e não vai colocar uma coisa atrás da outra que não te dará tempo de relaxar e respirar.

Você precisa de um pouco de calmaria no seu dia. Não basta somente ter somente uma hora de calmaria na semana, ele também precisa ser constante ao longo de todos os dias. Isso recarrega as energias e torna o seu processo de emagrecimento mais leve e mais gostoso. Deixa de ser uma obrigação e se torna algo natural na sua rotina.

E nisso a Comunidade Viva Fit pode te ajudar. Além de uma série de exercícios de vinte minutos todos os dias, onde você pode fazer no horário que quiser e onde quiser, você contará com uma equipe de profissionais da nutrição que irão te ajudar a chegar na sua meta, sem te privar de qualquer alimento e ainda te ensinando como escolher o melhor para você dentro do que já está na sua rotina.

Se quiser conhecer ainda mais de perto, você pode conhecer a trajetória de uma das minhas alunas, Patrícia Hiramatsu – que é a musa inspiradora de muita das minhas alunas, que com 48 anos não para mais de emagrecer, se encontra com a autoestima lá no alto e deixou de ter dores articulares após sair do sedentarismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *