5 Maiores Dúvidas Sobre Definição Muscular

Há muitas dúvidas sobre conseguir uma definição muscular. Muitos acham que é só perder alguns quilos que, automaticamente, terá seus membros definidos. Mas não é bem assim que funciona, para você ter aquela barriguinha de tanquinho ou ter uma definição bonita nos braços você precisa saber de algumas coisas.

Grosso modo, em nosso tecido há a pele, uma camada de gordura e um músculo por baixo. A definição muscular ocorre quando o contorno dos seus músculos fica visível. Para que isso aconteça, é necessário que seu músculo esteja bem fortalecido, trabalhado e ter uma pequena ou nenhuma camada de gordura por cima dele

Quando minhas alunas vêm pra mim à procura da definição muscular, trazem muitas dúvidas acerca disso. Com isso, hoje irei responder as 5 das maiores dúvidas que recebo.

Exercícios abdominais ajudam a ter definição muscular?

Essa é a dúvida mais comum de todas. De alguma forma caiu no senso comum que exercícios abdominais são capazes de eliminar aquela gordurinha indesejada, mas isso não acontece.

O motivo de você se matar fazendo sequências de diferentes tipos de abdominais e não conseguir aquela barriga trincada que tanto deseja, é devido a camada muito espessa de gordura naquela região que acaba escondendo o seu músculo. Você pode até já ter um abdômen forte e malhado, porém não consegue vê-lo.

Então não, exercícios abdominais não irão eliminar a camada de gordura que você precisa para que seu músculo apareça. O que pode ocorrer é você ficar com aquela região mais inchada e volumosa, mas sem definição, pois esses exercícios só vão fortalecer e esculpir o músculo por baixo da camada de gordura.

O que eu como para ganhar músculo?

A sua alimentação precisa dar o aporte energético que o seu corpo precisa. Essa demanda vai da sua atividade física diária, mas basicamente você precisa de proteínas e carboidratos para sintetizar massa magra.

É por isso que logo depois do treino, as pessoas costumam tomar aquele shake proteico, já que ele serve para melhorar a recuperação muscular após o treinamento e ainda estimula a síntese proteica.

Suplemento ajuda na definição muscular?

Pode até ajudar, mas seria apenas no ganho de massa magra, não contribuindo com  a diminuição da camada de gordura. Para conseguir perder essa camada, você precisa estar em déficit calórico.

Eu vou ficar bombada com a definição muscular?

Sendo simples e direta: não. Mas por que não? Para você ficar trincada ou bombada – como as pessoas chamam, você precisa de hipertrofia muscular.

A hipertrofia nada mais é que o aumento da massa muscular. Ela acontece quando você provoca pequenas lesões em seu músculo através de exercícios com sobrecarga. 

Então, enquanto a hipertrofia gera mais massa, a definição apenas elimina a camada de gordura para que o músculo que está ali embaixo fique aparente.

Só a musculação é capaz de  trazer definição?

Para você definir não precisa necessariamente da musculação. Você pode conseguir fortalecimento funcional com um ajuste na intensidade e no volume do seu treino, onde consegue fazer com que o peso do seu corpo ou através de pequenos aparatos que tenha em casa.

Dessa maneira, você irá conseguir trabalhar a musculatura de forma efetiva e, junto com uma alimentação adequada, você conseguirá  definição muscular, eliminando a camada de gordura  e, assim, tornando o músculo visível.

Esse tipo de treino você encontra nos meus conteúdos no Instagram, onde eu posto diariamente vídeos de exercícios com a intenção de te fazer ganhar massa magra, conseguindo emagrecer sem flacidez independente da sua idade.

Há também vídeos que mostram a forma correta de executar esses exercícios, que te ajudam a evitar lesões durante os treinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *