Por Que Você Precisa Dormir Mais Na Menopausa

Que praticar atividades físicas e ter uma boa alimentação para tornar o período menopáusico menos estressante, você já sabe. Mas agora você precisa saber do terceiro pilar que é tão importante quanto: dormir bem. Ter um descanso adequado, trará benefícios e evitará que você engorde.

Muitas vezes a gente não dá importância ao nosso sono, colocando outras coisas no lugar e fazendo sobrar apenas poucas horas para descansar. Porém, é cientificamente comprovado que isso é super prejudicial à sua saúde.

Então se você que deixa de dormir para ter mais tempo para estudar, treinar, preparar comida para o outro dia ou simplesmente para limpar a casa. Repense se está fazendo a escolha certa!

Do Ponto Científico

Você sabia que estatisticamente mulheres que dormem menos de 7 horas por noite, têm uma tendência entre 30% a 50% de ganhar peso ao longo dos anos?

Através de estudos, cientistas analisaram um grupo de mulheres ao decorrer dos anos e a conclusão que chegaram foi que, em média, essas mulheres ganhavam um quilo por ano. Se você fizer uma retrospectiva do quanto você pesa hoje comparado ao que você pesava há dois anos atrás, você terá a confirmação desse estudo.

Como isso acontece

É durante o sono que seu corpo colhe tudo de bom e se recupera de tudo de ruim que você fez para ele durante o dia. Então, se você treinou e se alimentou bem, os frutos disso vão ser consolidados na sua próxima noite de sono.

Sendo assim, para você que está na menopausa , que já é um período mais fácil ganhar mais quilos devido a diminuição do estrogênio – o hormônio que faz com que a gordura vá toda para o seu abdômen, para e pensa um pouquinho nos seus comportamentos das últimas semanas; Você está dormindo? Está se exercitando? Está nutrindo o seu metabolismo? Porque um não funciona sem o outro.

O Que Acontece Com o Organismo Durante o Sono

Uma boa noite de sono é essencial pois modula e reequilibra o nosso corpo. É durante o sono superficial que você higieniza o seu cérebro – e há estudos que mostram que, a falta de uma boa  higiene do cérebro está diretamente relacionada à doenças de memória.

Se você é uma pessoa que dorme pouco, mas dorme pesado, não significa que tem uma boa noite de sono, viu? Pois, ao pular diretamente ao sono REM – como é chamado a fase do sono pesado, você pula a higienização que o seu cérebro precisa, pois não passa pelo sono superficial. Então seu cérebro descansa, mas continua sujo.

Além disso, o sono, também,  tem o poder de rejuvenescer o seu metabolismo, o que é ótimo para continuar tendo um sistema funcionando bem durante o dia e noite. Sendo capaz de realizar todos os afazeres que precisa com disposição lá em cima. Confira neste artigo aqui.

É Assim Que Se Resolve

Antigamente eu me forçava a dormir menos para conseguir ter mais tempo de treino e tempo para estudar. Só que hoje eu tenho essa compreensão de que não compensa doar mais horas para alguns afazeres e perder horas de descanso. Hoje eu consigo colocar isso no meu dia a dia. E eu estou te falando pois você também tem o poder de controlar a sua agenda!

Quando você aumenta a carga das suas tarefas e diminui as horas de sono, significa que está dizendo não para si mesma e sim para um terceiro. E isso é muito comum, fazemos isso quase o tempo todo, principalmente as mães que deixam de cuidar de si para atender aos filhos. Claro, como dever de mãe você precisa sim auxiliar o seu filho, mas será que não há coisas que você poderia achar uma outra solução? Nesse meu artigo, onde falo de mães quem tem a vida corrida mas que podem implementar uma vida saudável mesmo assim, você pode achar a solução que precisa.

Portanto, quando você não dá o tempo essencial ao seu cérebro durante a noite, você não terá as fases ideais do sono para seu organismo fazer o trabalho dele. E que tempo é esse? eu diria que no mínimo, sete horas.

E para que você consiga isso, o indispensável é analisar o que anda fazendo durante as semanas passadas, qual sim que você está dando que poderiam ser um não. Porque, se você não está conseguindo implementar os 3 pilares: exercícios, alimentação e boa noite de sono, algo está errado e precisa ser identificado onde é que você está vendendo seu tempo inutilmente.

A chave é começar a se planejar para ter tempo para você e sua saúde. E você pode ter todas essas dicas me acompanhando no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *