Jejum Intermitente: Tenha cuidado com essa estratégia!

Uma das primeiras ações que alguém que está querendo emagrecer faz é sair procurando por dietas ou estratégias alimentares. Se você dar uma pesquisada no google, encontrará milhares delas de variados tipos, mas uma bem famosa e muito utilizada é o jejum intermitente. Apesar de trazer resultados rápidos, as suas consequências negativas vêm ao longo prazo.

O jejum intermitente é uma estratégia de emagrecimento muito procurada e utilizada por quem quer perda de peso rápido. Ele consiste em alternar períodos de jejum com períodos em que você se alimentará.

O mais famoso é aquele conhecido como dezesseis por oito, onde você se organiza em dezesseis horas de jejum, não consumindo nenhum alimento calórico e oito horas de alimentação. Mas ele tem um porém: serve apenas para alguns tipos de pessoas.

Nem todo mundo pode fazer

Essa rotina de ficar longos períodos sem se alimentar, funciona muito bem para quem possui uma rotina mais “maluca” –  profissionais da área da saúde como médicos e enfermeiros. Isso porque a carga horária deles é muito intensa, tornando difícil tirar um momento para acordar tranquilo e tomar um café da manhã todos os dias, por exemplo.

Mas o grupo exclusivo de pessoas que estou dizendo que podem fazer, não são eles. 

O jejum intermitente deve ser feito por aquelas pessoas que sabem se alimentar. Pois, pensa comigo: durante esse jejum você irá comer menos e não conseguirá ingerir a quantidade de calorias que você normalmente ingere ao longo de doze horas.

Apesar do princípio do emagrecimento seja causar um déficit calórico, ele precisa ser feito de maneira inteligente, com acompanhamento profissional e com a educação alimentar em dia. Caso contrário, se você apenas sair fazendo-o, verá os efeitos negativos em seu corpo a médio ou longo prazo.

O pós jejum intermitente

Pode ter certeza de uma coisa: ao fazer  o jejum você irá emagrecer rápido, mas quando voltar para sua “vida normal”, você engordará tudo novamente. E isso ocorre justamente por não ter aprendido a comer de uma forma que o seu corpo reaja mais positivamente aos seus resultados. Logo, o seu esforço no jejum vai por água abaixo.

Sim, durante o período que você estará praticando essa estratégia alimentar, você realmente emagrece  muito e de forma rápida. No entanto, terá uma perda significativa de massa magra – que são fundamentais para os ossos, pois os fortalecem.

Por ter um número menor de refeições, em geral, você tenderá a manter os carboidratos refinados, os alimentos com pouca proteína e com muita gordura. E é isso que irá interferir no seu organismo, causando a redução da massa magra.

Agora, se junto com o jejum, você estiver dando estímulo mecânico, com um treino efetivo e muito bem estruturado para manter a massa magra – assim como fazemos no MEF, você pode evitar essa consequência negativa.

Ah, sem contar que, se você tem compulsão alimentar, isso é totalmente contraindicado para você. Pois, ficar muitas horas em jejum só aumentará as ocorrências dos episódios de compulsão. Você pode conferir um pouco mais sobre esse assunto nesse meu artigo.

A estratégia que supera o jejum intermitente

O mecanismo capaz de superar qualquer dieta ou estratégia é o conhecimento do seu próprio corpo: a reeducação alimentar. Ela é super importante para sua qualidade de vida, para sua saúde como um todo, assim como para a prevenção de doenças. Aprender a se reeducar está intimamente ligado à melhora  da sua performance e disposição. É possível você modular tudo isso apenas com alimentação e exercícios.

E antes mesmo de você se sentir perdida, se perguntando onde e como aprender tudo isso, vou te tranquilizar dizendo que tudo isso está ao seu alcance. Basta você querer aprender.

Se hoje você  pensa que deveria ter começado a aprender a tratar o seu corpo bem lá trás, não se arrependa novamente lá na frente e comece hoje mesmo. Tudo o que precisa é começar a tomar consciência de suas ações. E isso você pode consultar os milhares de conteúdos disponibilizados por mim aqui em meu blog,  no meu perfil de  Instagram e também na Comunidade Viva Fit – que em breve você terá a chance de participar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *