Hábitos Alimentares Que te Ensinaram Completamente Errado

Muitas vezes você está com toda aquela motivação para seguir sua meta, começa a pesquisar por exercícios e um plano alimentar para seguir e nisso acaba dando um tiro no próprio pé. Inicialmente você vê resultados, mas depois de um certo tempo sente que não consegue mais sair do lugar, mas não sabe porquê. Porém, eu te digo com toda certeza que foi pela maneira que você resolveu se alimentar, pois há alimentos que enganam e você não faz ideia.

Por alimentos que te enganam, eu imagino aquelas comidas que você compra achando que é fit, mas que ao comparar com um outro alimento ela tem o equivalente de calorias de uma comida que você queria comer, mas trocou por outra achando que iria te emagrecer.

Eu vejo muito isso na academia que eu frequento. As pessoas lá compram ovo cozido – por incrível que pareça lá vende, e um iogurte no pós treino pensando no consumo de proteína. Mas aí quando me vêem comendo meu pão de queijo com vegan pro,  logo já soltam um “Nossa polly, você já foi melhor hein, está comendo errado”. Te pergunto: nessa, quem está enganando quem? Eu com meu pão de queijo ou eles com o ovo cozido temperado com azeite e sal?

Ele estão se enganando e vou te explicar o porquê. Provavelmente eles estão buscando naquele ovo uma proteína de maior valor biológico – o que não está errado, porém não estão consumindo apenas clara, há gema também que é cheia de gordura. E quando colocam o azeite, aumentam ainda mais o teor de gordura daquela alimentação.

Agora, vamos fazer um cálculo aqui das duas refeições: um ovo inteiro possui 5 gramas de gordura, uma colher de sopa de azeite – que é o fiozinho, possui de 12 a 13 gramas de gordura, por fim, as proteínas, no ovo há 6 gramas de proteína e no iogurte que consumiram há 15. Total: 18 gramas de gordura e 15 de proteína.

Vamos olhar para o meu pãozin de queijo e meu vegan pro com café: um pão de queijo de 500g possui 8 gramas de gordura – o que é quase o triplo a menos, agora na minha bebida há 25 gramas de proteína do vegan mais 4 do cafézinho, totalizando 8 gramas de gordura e 29 gramas de proteína.

Entendeu como os alimentos podem enganar? Eu comi algo que amo e ainda consumi mais proteína do que o pessoal que julgou que eu estava me alimentando errado.

Isso acontece porque não fomos ensinados a conhecer o alimento,  saber nutricionalmente o que compõe ele. A indústria te engana e você só vai atrás, desperdiçando, muitas vezes momento em que você poderia comer aquilo que você queria muito, mas trocou por algo mais sem graça porém “fit”.

Pensando nisso, vou mostrar 6 alimentos que são muito  mal interpretados

Bolacha Fit versus Bolacha Comum

Eu não vou citar marcas aqui, mas você com certeza já trombou com uma dessas no supermercado e já levou pra casa para consumir durante a sua dieta. Ao comparar a tabela nutricional dessas bolachas fit com as bolachas normais, eu cheguei a conclusão que 3 dessas fit têm a mesma quantidade de caloria (contando todos os nutrientes) que uma bolacha comum. Ou seja, no final da mesma.

Esses alimentos enganam porque você não está acostumada a analisar a constituição nutricional deles. Então tem muita bolacha por aí que diz ser menos calórica, mas que em termos de macronutrientes – que são os mais importantes, é equivalente a quantidade de proteína, gordura e carboidrato de uma comum.

Você acaba deixando de comer e matar a vontade que estava, para comer outra que acreditava ser mais saudável. O resultado disso é que você não mata a vontade de comer e por acreditar que é fit acaba comendo mais.

Sanduíche Natural versus Sanduíche Prensado de Queijo

Em questão de carboidrato, o sanduíche natural com certeza possui mais. Porém, quando se trata da gordura suas medidas são equivalentes ou superiores que o prensado de queijo, para sua surpresa. Isso devido a presença da maionese no sanduíche natural – mesmo que ela seja light.

Banana e Frutas em geral

Nesse ponto aqui, eu vou usar como exemplo um caso recorrente que acontece sempre que estou na casa da minha mãe. Quando alguém começa a reclamar que está morrendo de fome, minha mãe solta a sua frase clássica: “Come uma banana só para enganar”

Só para enganar! Gente, a crença que as pessoas têm que a fruta está super liberada só por ser fruta, é totalmente equivocado.

 Não estou dizendo para não comer, não é nada disso! É extremamente importante o consumo delas. Mas a questão aqui é comer fruta desenfreadamente achando que elas não influenciam nas suas calorias.

Há frutas que possuem densidade calórica muito baixa como o morango, frutas vermelhas, melão, melancia, mamão entre outros. São frutas que mesmo em grande quantidades te darão poucas calorias.

Agora voltando para a banana, se você for examinar, ela equivale a 100 g de arroz. Então pensa comigo, você come ela só para tapear enquanto o almoço não fica pronto e depois que terminar de almoçar, você duplicou o seu consumo de carboidrato. O mal planejamento dos alimentos que você não domina, fez com que ultrapassasse o consumo de suas calorias.

Pão Francês

Eu vejo muitos de vocês dizerem “eu tirei o pão e emagreci’. Geralmente, quando você faz isso é quando está sem fazer exercício, comendo demais e de forma nada orientada. Então, quando resolve dar o primeiro passo para a mudança, decide tirar o pão.

No entanto, você não emagreceu por retirar o pão, mas sim por outros fatores; começa a malhar e ter uma rotina constante de exercícios e se alimentar melhor. Esse contexto todo dá certo no seu metabolismo e você começa a perder peso. Contudo, você acaba atrelando aquele resultado positivo à ação de ter tirado o pão da sua rotina, só que, basicamente, ele não fez diferença alguma. O que fez a diferença foi o déficit energético que você precisava e  conseguiu.

Um pão frânces de 50 gramas possui entre 25 a 30 gramas de carboidrato, 5 gramas de proteína e 2 de gordura. Isso não afetará em nada no seu emagrecimento. E se é um alimento que você gosta de ter na sua alimentação, então pra que trocar?

Açaí

Beleza, você resolveu tirar o pão da sua rotina, mas aí no seu pré treino você vai lá e decide tomar um açaí para te  dar mais energia. Um açaízinho com paçoca, leite em pó, leite condensado…

Resumindo, só a quantidade calórica que tem nele, já bate o que você deveria estar diminuindo na sua ingestão, mas o que você está fazendo é o contrário: aumentando. “Ah Polly, mas e se eu comer o puro?” Você ainda estará consumindo muita caloria devido ao xarope de guaraná que acrescentam na fruta para deixá-la mais adocicada.

Fora que, esse açaí que você comeu meia hora antes do treino, não será utilizado nos seus exercícios de musculação, por exemplo.

Você viu o tanto de erro que comete achando que está acertando? E o problema não é do pão de queijo, da bolachinha ou de qualquer outro alimento. O problema é não saber como você pode trocar um alimento por outro de forma inteligente ou como colocar um alimento no seu plano alimentar sem alterar o emagrecimento.

Quando você entende a forma certa de dar suas escapadinhas, você não só se sente mais livre e autônoma, como fica mais fiel ao seu plano alimentar. É aproveitando o momento que você tem e saber como fazer de forma inteligente.

Uma forma inteligente seria se questionar: “Esse momento que eu estou vivendo é um momento de emagrecimento?”, porque se você está entrando em um período de festas ou até mesmo no final de semana, não é período de emagrecer e sim de se manter, só de tentar se manter você já vai emagrecer. Por isso, você não precisa ficar se crucificando nesses momentos, principalmente no final de semana, aqui nesse artigo você pode conferir como fazer para manter o controle nesses momentos.

Para você ter noção, 99,99% das minhas alunas da Comunidade Viva Fit entraram assim, sem saber se alimentar. Mas quando entraram lá e começaram a aprender, tudo começou a funcionar. A Comunidade funciona porque ao invés de prescrevemos uma lista do que você tem ou não comer, nossa equipe de nutricionistas te ensina a comer.

 Esses erros que você atualmente comete, vão parar de acontecer e você irá comer livremente o que você gosta e vai continuar emagrecendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *