Descubra como Diminuir os Sintomas da Menopausa de Forma Natural

Pode ser que você mulher nunca tenha feito essa pergunta a si mesma antes ou então nunca  pesquisou formas de amenizar os tão desagradáveis sintomas da menopausa, mas como é um processo natural que todas nós mulheres passarão, é sempre bom estar informada, não acha?

Insônia, calor excessivo, mudanças de hormônio, cabelo ralo entre outros. São esses os tão odiados pelas mulheres no climatério ou na menopausa. 

O que eu recebo de relato de alunas sofrendo disso vocês não fazem ideia, então pensei “Por que não criar um conteúdo totalmente gratuito para elas (e para quem ainda não é aluna minha também)  que as ajudarão nessa fase menopáusica e que poderão consultar e compartilhar com as amigas que estão na mesma?”

Foi aí que fui atrás dos meus anos de estudos sobre o assunto. 

De antemão, o que mais quero explicitar aqui é ; foi comprovado que exercícios que geram fadiga nos nossos músculos (tão como exercícios resistidos) proporcionam o aumento da liberação de hormônios anabólicos (os conhecidos comohormônios de crescimento)  ajudando no ganho de massa magra, massa óssea e até no ganho de libido. 

Mas vocês aí, sabem quais hormônios são esses? Vem comigo que eu te explico detalhe por detalhe!

Testosterona

É ele que garante todos aqueles ganhos que podemos ter que eu citei de início: massa óssea e massa magra, como o aumento do apetite sexual e a produção de lubrificante natural que nós temos.

 Nesse sentido, a massa magra é aquela que acelera nosso metabolismo e segura o máximo possível de massa óssea, justamente com isso vemos a sua importância. Sobretudo, dentro do nosso corpo são produzidas células capazes de “construírem” o osso e as células que as desconstroem.

Conforme nós vamos envelhecendo, as células responsáveis em construir vão diminuindo enquanto as outras continuam a exercer normalmente, contudo, isso faz com que a nossa massa óssea vá se degradando aos poucos.

 Outro fator da testosterona é que ele melhora nosso humor e faz com que não nos sentimos tão cansadas, tendo assim um ganho significativo de disposição.

A testosterona auxilia as células a continuarem trabalhando com eficiência, ocasionando um retardo nessa perda.

São nos nossos ovários que esse hormônio é produzido e é por isso que em nosso período da menopausa eles diminuem (pois é quando nosso órgão não está mais funcionando como antigamente).

GH, o hormônio do crescimento

Do mesmo modo, outro hormônio essencial para nossa manutenção é o GH.  Ele é conhecido por ser o hormônio do crescimento por se encarregar do nosso desenvolvimento. Durante a nossa adolescência ele se faz muito presente, na fase adulta sua produção decai para 50% enquanto na velhice temos apenas 30% dele.  Assim como acontece com a testosterona, os exercícios com tensão muscular impulsiona o aumento natural dele, garantindo o ganho de massa magra, massa óssea e a perda de gordura. 

Nós dizemos que ele possui uma ação dupla;  é capaz de paralisar a molécula de gordura, quebrando-a e utilizando-a como fonte de energia para a execução do exercício.

Acontece que no período da menopausa ganhamos um acúmulo daquela gordurinha indesejada e, pior, principalmente na região do abdômen. Isso não só pode gerar futuros problemas cardiovasculares como pode nos incomodar esteticamente falando. Logo, isso acontece pois a concentração do nosso estrogênio  – aquele hormônio responsável por distribuir a gordura na região do quadril e da coxa, diminui.

Cortisol

Conhecido como o hormônio do estresse, em concentrações muito altas em nosso corpo ele é capaz de desestabilizar o nosso sono, além de ocasionar na perda da nossa massa magra e massa óssea. 

O exercício do meu programa Mulher em Forma TMH (Terapia de manutenção hormonal) aumentará o cortisol em seu corpo logo após o treinamento, isso acarretará em um diminuição constante do nível de cortisol ao longo do seu dia, melhorando a qualidade do seu sono.

Quando damos estímulo para o nosso músculo, ele sinaliza para as enzimas e as variadas estruturas do nosso corpo produzir os hormônios benéficos que amenizam os sintomas da menopausa e ainda nos fazem emagrecer. Porém, é importante saber que sem o consumo dos micronutrientes necessários para a síntese desse hormônio, o exercício resistido sozinho não trará os resultados esperados.

O Mulher em Forma THM foi pensado por mim, Polly, para você que está na  menopausa ou no climatério sofrer menos com os sintomas. Depois de muitos estudos, preparei uma sequência de exercícios distribuídos em seis semanas que em estipula uma intensidade específica que irá gerar uma tensão muscular ideal para que obtenha benefícios hormonais

Nossa legal,  Polly! Mas eu consigo todos esses benefícios de outras maneiras? Sim, até consegue, mas é importante que tenha uma dosagem certa e é essa a proposta do meu programa e isso vem dando muito certo com as minhas alunas.

É isso que no fim me motiva a continuar colocando todo meu carinho no trabalho que faço, pois transformar vidas é algo maravilhoso. Saber que você fez a diferença na vida daquela pessoa que estava no fundo do poço, é gratificante! E quero cada vez mais aumentar o número de alunas satisfeitas.

E aí, vocês estão dispostas a ser uma delas?  

2 comentários em “Descubra como Diminuir os Sintomas da Menopausa de Forma Natural”

  1. Pingback: A importância do exercício na menopausa - Mulher em Forma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *