Saiba o Segredo de Como Criar um Hábito mais Saudável para sua Vida

Se você é dessas que tem o hábito de fazer promessas que na segunda-feira começará a treinar todos os dias, se alimentar direito, tomar mais água e depois de um mês (ou menos)  já desistiu, essa conversa é diretamente com você.

Você sabia que, segundo pesquisas da Universidade de Duke, os seres humanos passam 40% de seu dia no piloto automático?  Devido ao hábito!

Isto equivale a, mais ou menos, nove horas por dia. Imagina você, nove horas do seu dia, tomando decisões que ao final dele  poderá até deixar de fazer sentido ou se perguntar o porquê de ter feito aquilo? 

 Além das pesquisas da Universidade, foi constatado em pesquisas norte-americanas que, ao longo do dia, fazemos apenas 5 decisões complexas. O resto provém da automaticidade das nossas ações. 

(abrindo um parêntese aqui para contar a vocês um fato: sabiam que o Steve Jobs, criador da Apple, só tinha roupa de uma mesma cor no guarda roupa para que assim ele não precisasse perder uma de suas decisões complexas do dia escolhendo o que vestir?)

Isso explica porque você segue firme sua dieta o dia todo, recusa aquele pãozinho, pede um prato de salada no almoço, come um iogurte na parte da tarde, mas no final do dia você burla todo um dia de esforços e exercícios.

As decisões consomem energia, e é muito provável que no final da tarde você fique mais negligente, pois toda sua disposição foi gasta ao longo do dia tomando-as. 

E é por isso, mulherada, que  não dá mais para continuar nesse caminho fit sem  a identificação de um hábito ruim e corrigi-lo! 

Você acha mesmo que foi fácil para eu me acostumar a acordar cedinho, fazer meus treinos, adaptar comidas saudáveis no meu dia a dia? Nem um pouco, sair da zona de conforto dói mesmo, mas você se acostuma até se tornar natural, como andar de bicicleta pela primeira vez, dar seu primeiro passo quando bebê entre outras coisas.

 Então, se você começa a programar seu corpo para um hábito bom, como por exemplo ingerir a quantidade suficiente de água para a manutenção do seu corpo, chega uma hora que ele fica tão natural que você faz inconscientemente. Pesquisas dizem que levamos 21 dias para conseguir mudar um  hábito.

Funcionamento do hábito

Primeiro  precisamos entender como se forma um hábito para podermos saber como desconstruí-lo. Eles são formado pelos 3 R’s: reminder, routine e reward

Fluxograma de como um hábito saudável funciona. Começando pelo gatilho (que é aquilo que nos impulsona a fazer algo) indo para o comportamento (que é a ação em si) e finalizando na recompensa (que seria satisfação que obtemos ao concluir um hábito)

Reminder (ou Gatilho)

Quando você está acostumado a fazer as mesmas ações, cria-se uma trajetória a qual denominei de caminho neural. Esse caminho neural é o famoso piloto automático e mudar esse caminho não é tão fácil pois, como dito anteriormente, demanda muita energia de nós.

O correto é mudar aos poucos, repetir o caminho várias vezes e, principalmente, lidar com um hábito de cada vez. 

E, nesta etapa,  o planejamento é o seu grande aliado. 

Por exemplo, se você quer adquirir o hábito de correr assim que acorda, então por que não deixar sua roupa de corrida, deixar os acessórios que você utilizará no exercício todos prontos perto da cama na noite anterior? Isso fará com que você não gaste energia procurando e pensando no que irá vestir (igual o exemplo do Steve Jobs ali em cima, lembra?)

Routine (ou comportamento)

Para isso, não pense que o resultado vem da noite para o dia. Para que se torne natural, leva uma série de repetições, uma constância e mais importante que qualquer outra coisa é lidar com um hábito de cada vez. Isso evita frustração e, melhor ainda, te deixa orgulhosa em ver sua evolução.

Reward (ou recompensa)

E quando conseguir, comemore!

Pequenas comemorações são fundamentais para o funcionamento do hábito. Sentir que teve uma recompensa por aquele esforço do dia todo – ou da semana toda, aumenta sua força de vontade para trilhar novas metas e continuar firme nas que já conseguiu.

Sintetizando…

Você precisa levar para sua vida o entendimento de um hábito e que seu funcionamento se inicia com um gatilho em nós. Sua permanência depende de repetições –  que com o tempo fixará no nosso subconsciente e agiremos de maneira inconsciente (natural).

Para mudar ou introduzir um novo hábito precisamos colocar bem firme em nossa mente os três R’s, focar em um de cada vez e, o mais importante, comemorar as pequenas conquistas.

Em meu programa “Mente Magra” eu abordo com mais profundidade cada um desses pontos levantados e te ajudo a criar um hábito influente para sua jornada saudável. O programa funciona como um complemento dos programas Mulher em Forma ou Mulher em Forma TMH.

E aí, está pronta para mudar sua rotina? Vamos juntas  que eu te ajudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *