Como Não Deixar Que Os Remédios Te Engordem

Há procedimentos médicos que utilizam medicamentos capazes de alterar a sua saciedade abrindo o seu apetite como efeito colateral. Eles estão muito presentes em tratamentos de alteração metabólica, sendo os mais comuns os psiquiátricos e o da disfunção da tireoide. Isso faz com que, durante esse período, haja o risco do ganho de peso, mas isso pode ser evitado.

Ao dar início ao tratamento de doenças como hipotireoidismo, transtornos psicológicos, reumatismo, artrite e dores articulares diversas, é receitado remédios que muitas vezes mexem com a autoestima, com a vontade de praticar exercícios e de se alimentar melhor. Mas, o mais comum e o que incomoda muita mulher, é o ganho de peso expressivo.

Porém, acontece que, o remédio não é a causa disso, pois você só engorda quando consome mais caloria do que gasta, e na composição do remédio não há caloria alguma. O aumento do seu peso acontece devido aos seus hábitos que não estão disciplinados. 

O erro mais comum quando aquela fome de leão vem é sair comendo qualquer coisa que você vê pela frente. E quais alimentos são esses? Os que possuem calorias altíssimas e são pobres em nutrientes, como é o caso das bolachas, dos biscoitos, dos salgadinhos e doces. Por isso, é necessário ter estratégias para, quando isso acontecer, você ser capaz de controlar o seu apetite. 

Elas não são fáceis e exigem  muita força de vontade e comprometimento, porém os seus benefícios são para toda vida quando feitos com constância.

Prática de Exercícios

Esse eu sempre irei recomendar, por ser a solução de quase todos problemas. O exercício é fundamental quando se fala em estimular o nosso cérebro a liberar neurotransmissores que darão a sensação de bem estar e satisfação na hora da refeição.

O problema é quando você recorre a exercícios cardiovasculares de intensidade elevada e de longa duração. Eu diria que é um tiro no pé, porque exercícios como uma caminhada muito longa, uma corrida ou natação muito intensa, forçam o seu corpo a gastar mais caloria e ainda te dão mais sensação de fome.

Você precisa fazer o contrário, trazendo o exercício de forma inteligente e dando estímulo anorexígeno para diminuir o seu apetite. Um treinamento capaz de regular a sua fome, como um exercício intervalado que causa fadiga muscular localizada. É necessário que tenha volume baixo e de intensidade moderada ou alta, assim você estará estimulando a liberação de hormônios anorexígeno e aumentando o gasto energético em até 72 horas.

Alimentação certa

Pensa comigo, se você está tomando medicamentos que aumentam sua fome, não faz sentido você encher sua dispensa com vários aperitivos nada nutritivos, não é mesmo? Não estou dizendo que você não pode comer, está liberando se alimentar do que quiser, mas tudo precisa ser com equilíbrio.

O que você deve fazer nesse caso é procurar consumir alimentos que possuem densidade energética menor. São alimentos que em pouca porção possuem grandes quantidades de calorias – como é o caso da maioria dos legumes, fazendo você comer pouco e se sentir saciada.

Outra coisa a se fazer quando estiver com fome é procurar comer primeiro aquilo que você acha mais sem graça e que tem pouca caloria. Vou te dar um exemplo: sabe por que normalmente em uma refeição começa-se  com a salada? Porque se comer ela depois de uma parmegiana, por exemplo, ela ficará totalmente sem sabor. 

Por último, mas não menos importante, é distinguir o que é fome do que é vontade de comer. Quando temos fome, qualquer coisa serve, certo? Mas quando é vontade, um alimento específico vem em sua mente: uma pizza, um hambúrguer, um bolo. Isso é a sua vontade falando. E não está proibido de se alimentar dele, mas quando você sabe diferenciar um do outro você começa a agir de maneira mais inteligente; se alimentando de coisas nutritivas no momento de fome e equilibrando na ingestão dos alimentos que geram vontade.

E comece a dissociar a sua vontade de comer  doce – ou qualquer outro alimento calórico, com a culpa e o arrependimento que vem depois. Nenhum alimento é proibido, e você pode ter controle sobre todos. Nesse artigo aqui eu te explico direitinho como fazer, dá uma conferida lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *