Para muitas pessoas, fazer uma alimentação saudável é não comer chocolate ou qualquer outro tipo de doce. Para mim, uma alimentação saudável consiste em comer tudo o que eu quiser, uma alimentação que não tenha restrições.
Cortar o açúcar é o pensamento mais frequente quando se começa uma dieta. Sair cortando todo e qualquer tipo de doce que você vê pela frente não vai resolver os seus problemas – pelo contrário, pode até piorar. Piorar porque a restrição é um caminho para a compulsão, ainda mais quando é um alimento que se gosta muito.
Nisso entra aquele chocolatinho. Ele não precisa ser o vilão do seu plano alimentar, até porque, no fim, não será ele que te fará engordar – ainda mais quando ele foi pensado estrategicamente na sua alimentação do dia. Mas claro, há o pulo do gato!, você não tem que matar a fome com o chocolate, você mata apenas a vontade.
“Mas eu não tenho controle”
Quando é esse o caso, eu tenho duas recomendações. A primeira é você compartilhar o seu doce. Se você está lá com sua barra de chocolate tamanho família e sabe que não tem capacidade de se controlar quando começa a comer, então experimente dividir o seu chocolate com alguém antes. Dá um pedaço para a irmã, para a vizinha, mãe, porteiro…
Enfim, compartilhe com quem você ama, porque isso vai te ajudar a comer uma quantidade menor!
A segunda recomendação é você pensar em como você se sentirá depois de comer descontroladamente. Eu sei o quanto ficamos felizes na hora de comer, mas e quando acaba? Normalmente, o sentimento que bate é o de culpa. Você fica imaginando todos os quilos que ganhou e em como não queria ter feito aquilo, e sabe porque isso acontece? É porque você fez tudo inconscientemente, sem pensar na consequência.
Se planeje, menina!
Não corra para a compensação. Exagerar no doce pensando que é só se matar de treinar depois é uma ideia completamente errônea. Você não só estará perdendo a oportunidade de aproveitar de verdade, como se colocará em uma situação onde os números da balança não sobem nem descem.
Para ter mais controle sobre você mesma e evitar o sentimento de arrependimento e culpa, o ideal é se planejar. Planeje o que você irá comer pensando na quantidade certa para ficar satisfeita e não empanturrada ao ponto de passar mal, é uma forma para não se sentir culpada e de manter a consistência em seu estilo de vida saudável.
Já é uma auto sabotagem achar que você irá conseguir resistir plenamente. Por isso, pense que terá vontade e não fique lutando contra elas, isso gasta muita energia.
O estilo de vida saudável tem que ser prazeroso, onde o emagrecer é o fim. Lá na Comunidade Viva Fit nós trabalhamos muito isso e se você ver os depoimentos das minhas alunas verá que elas não só comem muito, como não eliminam aquele alimento calórico que amam. Procuramos sempre instruí-las da forma certa de consumir, mas não incentivamos nenhum tipo de privação, pois todo mundo tem que ser feliz comendo o que gosta.
Pollyana, você virou minha guru depois que comecei a te seguir.
Além de simpática, você acolhe nossas vulnerabilidades!
Essa empatia que você faz conosco, simples mortais!
Gosto das dicas, das explicações, que completam os treinos do MEF.
Adoro como você entra nas nossas vidas, com leveza, sem julgamentos, sem exageros.
Tá aí um exemplo de talento, determinação e conhecimento. Parabéns, garota. Beijos, Karina.
Obrigada Karina 😍
é muito revigorante saber que eu e minha equipe estamos fazendo a diferença na vida de cada uma de vez.
saibam que vcs tbm fazem diferença nas nossas. 😉🤞🏻
Como muito pouco e não consigo emagrecer 😞 oque eu faço
Já entrou para o mulher em forma? o que vc está esperando Jacira! Te vejo lá 😉
http://www.mulheremforma.com
Gostaria muito de participar
E porque ainda não entrou? Não se prenda as desculpas, se prendas as soluções. 😉
Te vejo lá!
http://www.mulheremforma.com
Gostei muito de ler algumas de suas citações e já aprendi muito.
Gostaria muito de poder ter suas recomendações
mas, estou numa faze bem difícil financeiramente.
Entretanto vou lendo o que posso nos seus posts.
Muito agradecida😍