A importância do exercício na menopausa

É preciso dar atenção ao exercício em todas as fases da sua vida, mas durante a menopausa é super importante construir um estilo de vida mais saudável. Quando ela começa a dar sinais de que está chegando, você sente sintomas bem desagradáveis e é só a através da prática de exercícios que a amenizará. Porém, não é qualquer exercício que serve.

Antes de entrar na menopausa, você começa a sentir alguns sintomas como o calorão, a indisposição, a falta de libido, diminuição da energia entre outros. Mas, um deles bem comum, e que a maioria odeia, é a redistribuição da gordura corporal, onde a gordura que estava localizada na coxa passa para a barriga. Há também outro ainda mais sério, como o aumento do colesterol. Para quem já tinha, na menopausa verá que irá piorar.

Todos eles possuem um fator em comum: a alteração hormonal. É durante esse período que ocorre a diminuição de estrogênio e progesterona – hormônios que atuam na regularização menstrual da mulher, causando os sintomas citados anteriormente. Para isso, o ideal é estimular a produção de hormônios que são capazes de amenizar esses efeitos negativos e ainda te ajudam a emagrecer – esses são o testosterona, o GH e o cortisol.

“E como fazer isso de maneira certa?”

Através do exercício!

Ele é uma ferramenta importante e muito poderosa durante a menopausa, dando autonomia para você melhorar sua qualidade de vida de forma significativa. Com a prática constante de uma atividade física você consegue recuperar massa magra, massa óssea e ainda ganhar disposição. Por meio dele, você fará a regulação hormonal de forma natural

Os hormônios influenciam o seu corpo como um todo, por isso, é muito importante que você os estimulem para que suas dosagens estejam sempre na sua melhor performance – na melhor performance que conseguir ter, já que há doenças e condições que alteram isso, como é o caso do hipotireoidismo.

Mas, qual é o exercício ideal?

dois pontos que devem ser levados em consideração ao estabelecer o exercício ideal; o primeiro diz respeito à saúde óssea que, durante o período menopáusico, tem uma perda significativa. Já o segundo ponto relaciona-se ao aumento de colesterol ruim.

Quanto à massa óssea, é necessário dar estímulo para que seu osso continue produzindo mais osso. Para isso, é preciso gerar impacto nele, que pode ser feito de duas formas; através da caminhada, corrida ou até mesmo a dança – são exercícios que geram impacto nos seus membros inferiores ou, então, através de exercícios resistidos – que mexem com os membros inferiores e superiores, trazem tônus muscular e benefícios em relação a liberação hormonal.

Os exercícios resistidos são aqueles que você precisa fazer força, como os exercícios em que você usa o peso do próprio corpo. Quando feitos da maneira certa e na intensidade correta, ele ajudará no aumento da liberação de hormônios que vão ajudar a reduzir os sintomas da menopausa.

Já os exercícios cardiovasculares citados – caminhada, corrida, dança – são responsáveis por estimular a redução do colesterol ruim quando feitos em intensidade moderada. O ideal é não fazer apenas eles, mas sim intercalar com treinos de modulação hormonal, como é o caso do meu programa TMH. Assim, você estará exercitando todas as partes do seu corpo e não somente os membros inferiores, emagrecendo sem flacidez ao mesmo tempo que reduz os efeitos ruins da menopausa.

1 comentário em “A importância do exercício na menopausa”

  1. Adriana Márcia da Cruz Martins

    Adorei as dicas cada detalhes são importantíssimos
    Se possível quero tê-los sempre por perto
    Fazendo assim ficarei bem amparada nesses períodos tão desagradáveis
    Obrigado a todos
    Até breve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *