Porque é mais difícil emagrecer na Menopausa

Para emagrecer na menopausa não é tão fácil e simples quanto era quando você não estava nesse período. Não dá para você usar a estratégia que você usava quando tinha 20 ou 30 anos agora que você tem 40, 50, 60 anos. Até dá, mas vai ser um esforço em vão. Hoje eu vou te explicar porque isso acontece e qual é a fórmula correta para você mulher na menopausa emagrecer.

Muitas pessoas acham impossível emagrecer na menopausa de forma natural e acabam escolhendo a reposição hormonal. O que não está errado, porém, além da reposição não servir para todas as mulheres, muitas não têm a condição de pagar esse tipo de tratamento.

O estilo de vida que você no período menopáusico precisa ter não tem nada a ver com exercícios físicos cardiovasculares ou o corte do carboidrato na sua alimentação.

Entendo que é a Menopausa e o que acontece com seu corpo

A menopausa é uma diminuição hormonal de alguns hormônios específicos, pois está relacionado com o fim do seu período reprodutivo. E que hormônios são esses? A progesterona, estrogênio, testosterona e GH, cada um com uma função bem específica para o seu metabolismo.

Uma coisa comum de acontecer nesse período é sofrer com os terríveis sintomas como o calorão, a insônia, a indisposição, queda de cabelo, pele ressecada, unha fraca, variações de humor e, principalmente, ganho de peso. Você pode até notar que em sua vida toda você foi magra, mas ao entrar no período menopáusico, ganhou aquela barriguinha indesejada. Isso tem uma explicação.

Acontece que o estrogênio, um dos hormônios que para de ser produzido pelo seu corpo, é responsável por manter as gorduras do corpo localizadas no bumbum e nas coxas. Quando cessa essa produção, há uma redistribuição de gordura que acaba concentrando na barriga. A gordura que você já tinha vai tudo para a barriga.

O Estrogênio e o Colesterol

O estrogênio, também, tem a função de ocupar as moléculas de colesterol no seu sangue como uma forma de transporte, para ir de um lado para outro  do seu corpo. Quando você não tem mais o estrogênio para utilizar como deslocamento, sobra um monte de colesterol na sua corrente sanguínea e o resultado disso é o aumento do colesterol em seus exames.

Mas então, o que fazer?

Estimular  a produção de estrogênio não é possível, pois quem produz são seus ovários que pararam de trabalhar. Mas o que você pode fazer é estimular a produção de outros hormônios que seu corpo ainda possui condição de produzir como a testosterona e o GH. Esses dois são os mais importantes para que você consiga ter uma condição metabólica positiva. Assim, fica mais fácil de reverter o ganho de gordura abdominal.

E você faz isso através de duas coisas fundamentais e que todas as mulheres podem fazer: Exercício Resistido e Nutrição Metabólica. Começando pelo exercício, você não precisa necessariamente ir à academia para conseguir fazê-lo. É possível fazer em casa com o próprio peso do corpo ou com pesos simples.

O que você vai precisar fazer não é o mais importante, mas sim fazer em volume e intensidade suficiente para que o exercício estimule a produção de testosterona e GH. Quando estimulados, eles melhoram os sintomas da menopausa, principalmente a indisposição.

Quanto a Nutrição Metabólica consiste em dar nutrientes que seu metabolismo precisa no momento que ele precisa. Então se o seu metabolismo no momento está precisando de, por exemplo, fitoquímico, dê fitoquímico a ele. Onde você pode encontrar isso? Em muitas frutas e verduras.

Mas veja bem, essa nutrição é algo especializada e individualizada com o acompanhamento de nutricionista. Não adianta você pegar a dieta da sua prima e tentar seguir porque não dará certo. Pode acontecer de você emagrecer? Pode, mas isso não significa que você vai melhorar sua condição metabólica para continuar magra. 

O que você precisa entender de tudo isso

Para você emagrecer na menopausa, você precisa fazer exercícios. No entanto, não é exercício cardiovascular que você precisa, mas sim, um treino que gera tensão muscular localizada no volume e intensidade correta para estimular a liberação hormonal. E é muito importante que ele seja feito diariamente, ou então 6 vezes por semana.

De nada adianta você se propor a fazer tudo isso, se você não permite que seu corpo recupere. Não adianta fazer exercícios e dar alimentos para o seu corpo se você não deixa o seu corpo descansar.

Pode parecer simples aplicar tudo isso, mas você precisa ter uma inteligência por trás, alguém pensando isso para você. E, também, é preciso saber discernir o que é balela e o que é real. Quanto a isso, você tem muito amparo e muito a aprender no meu Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *