Nutrientes Que Não Podem Faltar Para Emagrecer

Quando se pensa em emagrecer, logo vem à cabeça cortar alimentos ao invés de acrescentá-lo. Porém, um dos meus maiores conselhos é: para emagrecer você precisa comer. Pode parecer estranho em primeiro momento, mas você vai entender porque funciona e quais nutrientes você precisa ir atrás se deseja um emagrecimento definitivo.

Quando falta algum tipo de nutriente na sua alimentação e no seu metabolismo, o processo de emagrecimento demora mais que o normal. Normalmente são alimentos que você deixa de comer achando que vai atrapalhar as calorias na sua dieta. Mas, se eu te falar que tem caloria que, se você come, te ajuda a emagrecer. 

No entanto, não vou ficar restrita em alimentos, mas sim em nutrientes, porque quando você aprende quais são os nutrientes fundamentais, basta você dar uma pesquisada nos alimentos ricos naquele nutriente e, assim, você terá várias alternativas de alimentos para escolher. 

Ferro

Quando eu falo em ferro, quais alimentos ricos nesse nutriente vem na sua cabeça? Folhas verdes escuras, couve, espinafre, carne vermelha…Variados, certo? Então pronto, ao invés de eu dizer que você precisa comer só carne vermelha, você tem opção de substituir por outros alimentos, mas sempre com o acompanhamento de um bom nutricionista, claro.

O ferro é um micronutriente. Você precisa dele para o sistema metabólico funcionar bem. Quando você está com a ferritina baixa -estoque de ferro – você fica desanimada, desmotivada, indisposta e seu metabolismo não funciona direito.

O que você tem que deixar em dia são os seus exames, saber se o seu ferro está na dosagem certa, porque se não tiver, mesmo comendo alimentos ricos em ferro, não adiantará. Vai ser preciso fazer uma reposição no seu estoque, seja com remédios e injeções.

Vitamina D

Você produz Vitamina D em seu organismo, mas também,  dá para encontrar alimentos fortificados com essa vitamina, porém, o jeito mais fácil de deixá-la em dia é tomando sol. De 10 a 20 minutinhos no sol todos os dias já ajuda muito e faz muita diferença. Claro que não precisa ser aquele sol do meio dia. Coloca uma regatinha e vai dar uma passeada de 20 minutinhos ou, então, só senta esse tempinho na sua varanda.  A vitamina D é fundamental e sem a quantidade adequada dela no seu organismo, você não vai emagrecer.

Zinco e Magnésio

Esses dois são nutrientes importantes na contração muscular. São importantes para funções vitais no seu organismo, importantes para sua imunidade e também para a regulação da pressão arterial. Dá para encontrá-los em muitos alimentos como frutos do mar, leguminosas, nozes e castanhas.

Carboidrato

Deixei o mais polêmico para o final. O carboidrato é um macronutriente que espanta muita gente. Provavelmente você mesma já cortou o pão da sua dieta com medo de engordar. Mas, quando você corta o carboidrato da sua alimentação, você perde muita massa muscular e aumenta os níveis de cortisol.

O cortisol é conhecido como o hormônio do estresse. Quando o seu cortisol está em número elevado no seu metabolismo o seu apetite aumenta e sua qualidade de sono cai. Sem perceber você começa a comer mais.

Então sabe o que emagrece de verdade? Não cortar carboidrato, porque ele garante emagrecimento sem flacidez e de forma definitiva.

E se você estiver se perguntando “Mas e dieta low carb?” Bem, ela só funciona de forma pontual para quem está no quadro de obesidade e não pode ser a longo prazo. Tirando isso, não é recomendado. Fazer isso é uma atitude desesperada que vai gerar problemas que você não tinha, como por exemplo, um metabolismo desacelerado.

O jeito mais funcional de emagrecer é comendo. É assim que eu faço com as minhas alunas que têm acompanhamento nutricional. Eu e a equipe de nutricionistas  ajudamos elas a emagrecer comendo e o maior comentário que ouvimos no início é: “Eu nunca comi tanto na minha vida, não acredito que vou emagrecer assim”. Depois de alguns meses elas correm pra me dizer “Polly não sei o que aconteceu, eu não paro de emagrecer”.

É ciência aplicada, mas sozinha será muito difícil. Você precisa de alguém ali do lado que vai analisar seu perfil metabólico e te dar um norte, mas não passando o que você deve comer de forma engessada, mas sim mostrando opções. Dicas como essas você encontra diariamente no meu Instagram.

1 comentário em “<strong> Nutrientes Que Não Podem Faltar Para Emagrecer</strong>”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *