Karla Dourado

Um exemplo de pessoa que quando quer algo, arruma tempo e faz. Com a vida super corrida, sendo mãe de três filhos e trabalhando como médica e confeiteira, ela conseguiu encaixar o Tripé da Vida Saudável em sua rotina e o resultado foram quinze quilos a menos dentro de um ano.

Hoje a história que eu vou apresentar a você é da Karla Dourado, minha aluna veterana da Comunidade Viva Fit. Além do seu dia a dia corrido, quando ela iniciou no programa, sofria muito com uma lesão no joelho – outra dificuldade que teve que passar, mas tanto o tempo curto quanto as dores nos joelhos não foram capazes de desmotivá-la.

Como Foi Sua Decisão de Sair do Sedentarismo

Eu tenho 44 anos, sou médica e confeiteira, tenho 3 filhos de idades diferentes e demandas diferentes que precisam de mim. Há um ano eu resolvi me priorizar, porque eu só priorizava eles, a casa, o trabalho e não a mim. Nessa eu engordei 30 quilos.

Karla Dourado

Esse foi o pontapé inicial. Ao se ver pesada, sem forças para nada, tentando brincar com os seus filhos, mas sentindo que era um sacrifício, ela resolveu tomar uma atitude para mudar a sua situação.

Foi quando ela me conheceu, através das propagandas do Instagram e resolveu tentar o programa Mulher Em Forma. Ela conta que cerca de um mês depois, quando ela estava em terapia para tratar sua lesão, a fisioterapeuta aconselhou que ela fizesse fortalecimento da musculatura e, nesse mesmo período, ela conheceu a Comunidade.

Após conversar com a minha equipe, a Karlinha chegou a conclusão que a Comunidade Viva Fit seria o melhor caminho para ela, já que lá dentro trabalhamos com exercícios personalizados para cada tipo de situação – e a dela era bem delicada. 

A Relação Com Os Doces Durante A Dieta

Já imaginou como é ser confeiteira e entrar em dieta? Foi o que eu quis saber da Karlinha: como foi para ela lidar com os doces. Minhas alunas já sabem que eu não incentivo nenhuma dieta restritiva, então sempre defendo que é permitido você comer o que quiser e continuar emagrecendo, mas isso não significa que é permitido comer exageradamente.

Como resposta para a pergunta, ela diz que é difícil. Ela procura dar os doces sempre que sobra porque assim, evita dela negligenciar e comer mais que o necessário para matar sua vontade. 

Ela conta como lidou com isso no aniversário de sua filha, dividindo o bolo inteiro e distribuindo de uma forma que não sobrou nenhum pedaço em sua casa. Óbvio, ela não ficou sem comer, ela comeu o seu pedaço para matar aquela vontade que praticamente todo mundo tem e quis se livrar do resto para não ter algo tentador em casa.

Ela conta como lidou com isso no aniversário de sua filha, dividindo o bolo inteiro e distribuindo de uma forma que não sobrou nenhum pedaço em sua casa. Óbvio, ela não ficou sem comer, ela comeu o seu pedaço para matar aquela vontade que praticamente todo mundo tem e quis se livrar do resto para não ter algo tentador em casa.

Outra situação que envolve alimentação e que a Karla teve um autocontrole excelente, foi em sua viagem para Gramado no Rio Grande do Sul. Ela foi para lá, ficou doze dias e permitiu relaxar nessa viagem, mas engordou apenas quinhentas gramas. Ela enfatiza uma visão que conquistou com a Comunidade, que antigamente era completamente diferente:

Provavelmente eu tentaria emagrecer para, quando chegasse na viagem, eu colocasse o pé na jaca e dali nunca mais voltava, engordando tudo de volta.

Karla Dourado

Ela Não Acreditava Que Teria Tanto Resultado 

Em nossa conversa, ela conta que apesar de não ter perdido de forma tão rápida comparado as outras alunas, ela não imaginava que perderia quinze quilos em um ano. Na sua concepção, ela levaria uns dois anos para conseguir o mesmo resultado que ela teve com um ano de Comunidade Viva Fit.

Quando eu coloco foco, faço os exercícios, faço a alimentação bem direitinho, o resultado vem muito mais rápido

Karla Dourado

E essa mudança é tão aparente que as pessoas perguntam a ela o que foi que ela tomou, se ela fez alguma cirurgia plástica ou lipoaspiração nas costas. Seus frutos não foram apenas a perda de quilos e recuperação de algumas roupas antigas, mas também teve melhora em sua lesão nos joelhos, que não mais a incomoda. 

O Que Significa Ter Uma Vida Saudável

Algo que me chamou muita atenção na fala da Karla é a respeito da consistência. Ela conta que antigamente ela fazia várias metas para serem atingidas, porém a curto prazo. Assim que atingia, ela colocava o pé na jaca de novo e iniciava um ciclo sem fim de efeito sanfona.

Emagrecer para um objetivo, com aquelas dietas super restritivas e, depois, ao se ver livre da dieta, comer de tudo. Sempre foi assim: fazia por um objetivo e engordava de novo

Karla Dourado

Porém, com a Comunidade, ela conseguiu criar uma mentalidade diferente, onde agora ela vê que a vida saudável é algo que será levado para o resto da sua vida. Ela ainda comenta que uma amiga sua tem ela como inspiração, dizendo que quer ficar igual a Karla pois viu o quanto a fez bem.

E Como Ter Tudo Isso Com A Vida Corrida

Com a vida que ela leva, tempo é algo que praticamente ela não tem. Mas ao ser questionada a respeito disso, de como implementar uma vida saudável em uma rotina tão apertada, ela disse algo espetacular:

A gente sempre acha que não vai dar, mas se você tiver com o pensamento de que precisa se priorizar, você arruma um tempinho. Quando não estamos preparadas, vamos sempre arrumar desculpas.

Karla Dourado

Ela ainda conta de uma cena que vivenciou com os seus filhos, onde a filha do meio estava com ciúmes da atenção que o filho caçula estava ganhando por estar doente. Nessa, a filhinha dela pediu para que naquele dia não fizesse exercícios e ficasse com ela, fazendo companhia. E o que ela fez? conciliou as duas coisas. 

Eu fiquei com ela até ela melhorar do denguinho, depois fui fazer os exercícios. Já eram nove horas da noite, mas eu fui mesmo assim.

Karla Dourado

Um exemplo de quem quer alguma coisa, arruma tempo para fazer. E conforme você vai fazendo e vai se apaixonando pelo processo, você não consegue mais ficar um dia sem e fazer não é mais um sacrifício. 

E o que mais enriquece nessa história toda da Karla é o fato dela ser uma mulher super tímida, mas, ao ver tudo o que passou e todas as suas melhoras, ela superou essa timidez para dar depoimento e encorajar mais mulheres e meninas:

Tomem coragem, se priorizem. O investimento é na gente mesma, é algo muito bom que muda a sua vida para melhor.

Karla Dourado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *