Comer Carboidrato À Noite: O Que Pode Acontecer Com o Seu Corpo

O carboidrato é o terror de muitas pessoas que fazem dietas. É muito comum ver pessoas eliminando pouco ou completamente de seu dia a dia por acreditar que ele é o causador do ganho de peso, mas não é bem assim.

O Que É Carboidrato e Quais Suas Funções

Ele faz parte do composto dos macronutrientes junto com a gordura e a proteína. Está presente em alimentos como pães, massas, bolos e doces, alimentos esses que são cortados assim que você decide implementar uma dieta low carb por exemplo.

No entanto, ele é super importante para o seu organismo já que é ele que fornece energia para você fazer os afazeres da vida. Essa energia vem da capacidade que eles possuem de despejar glicose na sua corrente sanguínea. A falta dele em seu metabolismo acarreta em dores de cabeça, insônia, alteração de humor e perda de massa muscular. 

Mas e quanto o efeito dele no seu corpo durante a noite? É uma crença muito forte de que carboidrato a noite engorda. Constantemente recebo esse tipo de pergunta de seguidoras e a resposta é bem simples.

O Carboidrato Antes de Dormir

Carboidratos a noite engordar é totalmente fake. Isso porque não é o horário que você come que irá influenciar no seu ganho ou perda de peso, mas sim o que você fez ao longo do seu dia todo.

Há uma lógica atrás de tudo isso e uma premissa importantíssima do emagrecimento: o que definirá se você emagrece ou engorda depende do seu gasto calórico. Quando você gasta mais calorias do que ingeriu, logo irá emagrecer. Do contrário, se você gasta menos calorias do que consumiu, você irá engordar. 

Logo, comer carboidratos à noite pode te fazer engordar, mas também pode te fazer emagrecer. Tudo dependerá da balança energética do seu dia inteiro. Se você manteu uma alimentação equilibrada durante o dia e no final dele opta por comer um prato de macarronada, não há mal algum.

Uma Ressalva Que Você Deve Levar Em Conta

O sono é um momento muito relevante para seu processo de emagrecimento, pois é durante ele que seu corpo processará tudo o que você ofereceu a ele. Se durante o dia só houve hábitos ruins, no dia seguinte ele irá responder da mesma maneira, com um metabolismo trabalhando preguiçosamente. Vice e versa para bons hábitos.

Então você deve pensar muito no que e em como consumir antes de dormir para que não atrapalhe o seu sono. Então quando me perguntam qual é o consumo ideal de carboidrato, ou qualquer outra coisa, antes de deitar eu digo que tem que ser moderada, pensar no depois, pensar um passo a frente para que você continue emagrecendo de forma acelerada e não lenta.

O Que Eu Recomendo Comer Antes de Dormir

Primeiramente, antes de tudo, recomendo que o que for comer seja 2 horas antes de deitar para evitar o refluxo. E a minha recomendação é simples: comida leve, não muito gordurosa, pesadas, volumosas e evitar gaseificados.

E, principalmente, saiba que as coisas não são preto no branco, tudo vai depender de vários outros fatores, não há uma resposta engessada para tudo. Então o que você deve fazer é confiar no profissional que está com você, seja com nossos nutricionistas na Comunidade Viva Fit ou o seu médico. 

Quando não se confia em alguém que estudou para aquilo e acha que sabe mais sozinha, você fica saltando de galho em galho, fazendo um pouquinho de cada coisa que outras pessoas te falam e não vai fazer nenhuma coisa direito, tendo por consequência nenhum resultado.

1 comentário em “Comer Carboidrato À Noite: O Que Pode Acontecer Com o Seu Corpo”

  1. Muito bom o conteúdo, explicativo e de forma muito objetiva. Eu era uma dessas que pensava que o carboidrato poderia contribuir para o ganho de peso, mas não abro mão de comer um pouquinho de arroz a noite calor que com moderação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *