Eu e você sabemos a correria que é o dia de uma mãe, tanto as que trabalham fora quanto as donas de casa. Embora você mãe saiba a importância que é cuidar da saúde, muitas vezes não sobra tempo para isso e isso te leva a pensar se são coisas inconciliáveis. Mas há jeito para tudo, seguindo esses passos você conseguirá ter um tempo para si.
Você como mãe sabe melhor que ninguém como é mais comum as mães deixarem de cuidar de si para cuidar dos filhos. Por mais que trabalhe fora, no período em que está em casa, você acaba se dedicando à casa e aos filhos do que do seu próprio bem estar, não é mesmo? Mas isso faz com que, ao passar dos anos, você pare de se sentir mulher e passa a se sentir apenas mãe.
Assim como todo mundo, você também tem suas necessidades e precisa cuidar da sua autoestima e da sua saúde – física e mental. Falando como amiga – e não somente como profissional, devo te dizer que não é crime nenhum dedicar um pouco de tempo para você, para se doar em uma vida mais saudável que te fará envelhecer bem, com saúde e jovem.
Para isso é preciso dar alguns passos.
Por onde começar
Quando se fala em criar um estilo mais saudável de vida dentro da rotina de mãe, a primeira coisa que se deve levar em consideração é aprender a distribuir e compartilhar tarefas. Esse ato é uma grande dificuldade para muitas pessoas, pois querer ter o controle de tudo é um desejo inerente de todo ser humano. Entretanto, isso não é nenhum pouco possível, você apenas tem a falsa impressão de que está controlando tudo, mas na verdade não está.
Esse controle que eu digo, é ter o conhecimento sobre tudo que está acontecendo. Só que, para ter esse conhecimento, você não precisa ir lá e fazer, você pode simplesmente delegar. Eu entendo que você quer cuidar da sua família e dos seus filhos, porém o mais benéfico é ensiná-los a contribuir com o funcionamento da casa sem que você tenha que supervisionar vinte quatro horas por dia.
Quando você não consegue fazer isso, sua vida se transforma em um caos. Além de ficar sobrecarregada, sentirá a necessidade de estar sempre administrando tudo que acontece e isso vai se transformando em um problema.
Delegar serviços com as pessoas que moram com você é uma forma de manter tudo organizado e funcionando. Com isso, sobrará tempo para você gastar com o que quiser: indo ao salão, saindo com as amigas, fazer sua ginástica ou qualquer outro exercício. Tudo sem se preocupar.
Aprendendo isso, é hora do próximo passo
Depois de achar um espaço para respirar, você aprende a arrumar a alimentação.
Ter uma alimentação saudável é ter uma alimentação diversificada, com um prato colorido, rico em vegetais, legumes, carnes de diferentes tipos e frutas para sobremesa. É importante, também, proporcionar aos filhos a oportunidade de experimentar os alimentos – saber qual é o gosto da cenoura, do espinafre, do repolho e por aí vai.
Dessa forma, você estará não só dando um repertório de sabores para eles como criando um estilo de vida saudável coletivamente. Isso tornará a adoção de novos alimentos mais fácil, pois já será parte do seu dia a dia.
Mas, importante dizer que esse não é um trabalho só seu não. Já chama o maridão, o noivo, o namorado para fazer isso com você, porque não adianta o exemplo vir apenas de uma parte.
O Terceiro Passo
Crie um estilo de vida ativo.
Isso não quer dizer que você tem a obrigação de se exercitar todos os dias. Pois, ter um estilo de vida mais ativo envolve ter lazares que fazem com que você movimente seu corpo, como uma caminhada pela praça do seu bairro ou da sua cidade, fazer uma trilha, aulas de danças…
Envolva sua família nisso também. Assim, suas crianças aprenderão que aquilo também é prazeroso e pode ser levado para a vida. Não precisam deixar como hobby apenas ficar em casa assistindo algo ou ficar horas mexendo no celular.
Por último, mas não menos importante
Combine com seu marido de cada um ter seu próprio momento. Isso não é algo culturalmente comum em nossa sociedade, mas deveria ser. Entender que antes de casal vocês também são duas pessoas com necessidades próprias, que precisam do próprio momento para fazer o que quiserem.
Por que o marido pode ter o dia do futebol, o dia de sair para beber depois do serviço com os amigos e você não merece um tempo seu? Você também tem seu direito e é uma conversa válida de se ter. Assim, fica estabelecido um momento semanal ou até mesmo diária que você pode gastar com o que quiser, mas nada melhor que gastar se cuidando!
E na questão de se cuidar eu posso te ajudar!
Com meu programa Mulher Em Forma ou o Mulher Em Forma TMH – para aquelas que já estão na menopausa, eu te ajudo a ficar em forma com apenas vinte minutos por dia. Além de emagrecer, você perceberá ganho de massa magra e tônus muscular. Você não faz ideia de como a sua autoestima aumentará em menos de seis semanas.
E se quiser, pode transformar em um programa para fazer com a família. Eu recebo mensagem de muitas alunas que fizeram com o marido ou com os filhos e foi maravilhoso
Vamos juntas nesse compromisso de se colocar em primeiro lugar e cuidar de si mesma.
Ainda não fiz nenhum exercício 😔