2 Erros Que Você Está Cometendo na Menopausa

A menopausa é uma fase como qualquer outra, todas nós mulheres passamos ou iremos passar, não tem como evitar. Embora pareça um período difícil e desconfortável, você não precisa se render a ela, achando que por estar envelhecendo deve jogar tudo para o ar. É possível lidar com ela de forma mais saudável e tendo um bom desempenho diário quando se evitam esses dois erros muito comuns.

O período menopáusico representa o fim da vida reprodutiva da mulher, normalmente ocorrendo entre os 48 e 55 anos de idade. Marca a diminuição de dois hormônios muito importantes: o estrogênio e a progesterona. O estrogênio, além de influenciar no sistema cardiovascular, influencia no nosso osso. Com a redução dele, você que está na menopausa acaba perdendo massa óssea, ficando com os ossos mais porosos e com risco de fratura.

Porém, dentre a lista dos desagradáveis sintomas da menopausa, um que mais incomoda as mulheres é o ganho de peso. Esse aumento acontece por dois fatores: a queda do estrogênio – fazendo a gordura não mais ser redistribuída pelo corpo, mas se acumular no abdômen e, também, devido a desaceleração do metabolismo. Ao procurar emagrecer, é muito comum as mulheres cometerem dois deslizes.

Aderir ao jejum intermitente 

O primeiro deles é iniciar um jejum intermitente buscando emagrecer. Esse tipo de jejum é uma estratégia que dita um período ideal para se alimentar, alternando entre períodos de jejum e períodos de uma alimentação equilibrada.

Segundo os estudos americanos, que foram traduzidos pela revista Veja, é demonstrado que essa estratégia não é a melhor alternativa para mulheres, pois quem segue esse estilo de vida por um tempo prolongado tem perda de massa óssea e de massa magra. Além, também, de correr o risco de uma compulsão alimentar – explicado entre os hábitos a serem evitados já citados aqui anteriormente.

Optar pela caminhada

Outro erro muito comum é a tendência que muitas mulheres nessa idade têm de escolher exercícios cardiovasculares para emagrecer. Mas acontece que, esse tipo de exercício, como caminhada, corrida, natação entre outros, além de consumirem muita a sua energia e aumentar o seu  apetite, ele não promove ganho de massa óssea – que é algo que você precisa se preocupar.

Além disso, uma atividade cardiovascular também não ajuda a acelerar o seu metabolismo, que é algo que vai facilitar no seu emagrecimento. Ela pode até te fazer emagrecer em um primeiro momento, mas perde o efeito assim que seu corpo se acostuma.  

No fim, o que você precisa é procurar por um treino com tensão muscular, onde tenha um pouco de musculação ou qualquer outro tipo de exercício que gere tônus muscular. Dessa maneira, você vai estimular massa óssea, estimular o seu metabolismo do ponto de vista hormonal e estimular a formação de músculos – e sabemos que quanto mais músculo você constrói, mais o seu metabolismo acelera.

No entanto, eu sei que além do ganho de peso, a menopausa causa um desânimo muito grande em você. Esse sintoma faz com que você nem pense em largar a caminhada para fazer os exercícios adequados. Isso ocorre tanto pela ideia de que demandam muito tempo quanto por achar que são muito pesados para você.

Porém, com o programa Mulher Em Forma TMH, desenvolvido pensando exatamente na regulação hormonal de que um corpo em menopausa precisa, você consegue. Com ele, você não só ganha massa magra e massa óssea  como passa a se sentir mais disposta, com a autoestima lá em cima e volta a servir nas suas antigas roupas.

Enquanto que, para ficar por dentro de alimentações corretas para o seu organismo, você pode começar a me acompanhar lá no Instagram. Ele está repleto de conteúdos para menopausa, para nutrição e diversos outros assuntos. Dessa forma, nos encontraremos diariamente em lives e você se encontrará livre para expressar qualquer dúvida.

2 comentários em “2 Erros Que Você Está Cometendo na Menopausa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *