Muito se ouve falar de rejuvenescimento da pele, mas pouco se questiona sobre o rejuvenescimento do metabolismo – aquele que vai envelhecendo junto com a gente.
A princípio, os hábitos que adotamos no nosso dia-a-dia colaboram com a melhora e a longevidade do nosso metabolismo.
Caso você esteja aí se perguntando: “Mas Polly, qual a importância de um metabolismo mais jovem?” posso te responder que, ter um metabolismo rejuvenescido melhora não somente na metabolização dos alimentos que você consome, como você irá se recuperar mais rápido de lesões.
Se você é uma pessoa que sempre se machuca ou que tem alguma lesão, a dor crônica que está sempre piorando é sinal de que o seu metabolismo não está tão legal assim. É um sinal de que ele está sem capacidade de fazer a recuperação rápida de um músculo.
Como eu posso ter um metabolismo rejuvenescido?
Esse é o assunto principal de hoje e tenho certeza que muitos de você irão gostar da resposta, hein? Eu mesmo amo.
Quem já me acompanha há um tempo nas minhas redes sociais, sabe que eu friso muito em uma metodologia que eu criei, chamada Tripé da Vida Saudável. Basicamente, ela consiste em três pilares: Alimentação, Treinamento e Comportamento. (Aproveite para dar uma olhadinha lá no meu Pinterest pra entender mais do que estou falando).
Retrocedendo aqui, se você respondeu que a solução é o Tripé, não está de toda errada. Mas além dele, o primordial aqui é o sono, gente!
Dormir, menina! Descobrir quantas horas de sono são o suficiente para você, faz toda a diferença. É dormindo que a mágica toda acontece.
Primeiro que, se você não dormir a quantidade de horas que seu metabolismo precisa, você será obrigado a regula-lo. Como? Estipulando um horário certo de ir se deitar e de levantar.
Nesse sentido, a gente precisa disso para a regulagem do metabolismo e dos hormônios. É durante o sono que temos diversos tipos de hormônios, e se estiver irregular, vira tudo uma bagunça.
Você se lembra do cortisol (aquele hormônio conhecido por estar atrelado ao estresse)? Então, com a bagunça do metabolismo, ele faz a festa e o resultado disso é: mau humor, insônia, ou seja, o estresse em si.
O GH (hormônio do crescimento) também não fica muito para trás. É durante à noite que temos um pico do GH e, se você não atingir o estágio REM do seu sono, ele não conseguirá fazer a função dele e ainda dificultará para você emagrecer.
Logo, se você não está tendo uma boa noite de sono, é o seu corpo sinalizando que alguma parte do Tripé está em deficiência. Saiba que, não dormir bem é um reflexo do seu corpo, ele não está funcionando corretamente.
Então, eu preciso dormir por quantas horas?
Não sou eu quem te dará essa resposta e sim o seu próprio corpo. Faça testes.
Tente deitar, por exemplo, às 21:30 e acordar às 06:30 e, se sentir muito cansada, você saberá que você precisa de um tempo menor. Você pode ir tentando, até chegar o dia que você irá começar a acordar disposta, descansada!
Se você chega a privar seu corpo do sono que você precisa, a chance de ter uma doença neurológica no futuro é muito maior, pois você não estará “desintoxicando” o seu cérebro. Contudo, durante o sono mais superficial, aquele sono leve, a desintoxicação não acontece.
Nesse sentido, quanto maior for o volume de informação, ao pararmos, resta ali um monte de resíduos. Ou seja, precisamos limpar, porque se acumular muito, isso pode nos trazer consequências ruins.
Então, quando falamos de rejuvenescimento metabólico, é importante a gente lembrar que não somos só o corpo. Precisamos nos entender como um todo e nos cuidar mais; metabolismo, cérebro e corpo.