Entrar em um processo de emagrecimento e saber que vai ter que cortar aquele doce que você tanta ama comer já torna o processo mais difícil que o normal. Se você anda fazendo dietas restritivas onde o doce não entra no seu cardápio, apesar de você amar muito, saiba que vai chegar a hora que você não irá mais aguentar e vai comer. E nessa hora, será pior do que se tivesse comido todos os dias um pouquinho. Vou te mostrar porque não há problemas em consumir esses alimentos estando de dieta.
Já aconteceu com você de resolver cortar um monte de alimento da sua vida por meses e, de repente, quando voltou a comer, você viu que não tinha mais controle sobre aquele alimento e passou a comer de forma incontrolável? Se isso já te aconteceu, saiba que é normal. Isso é natural do organismo, natural do seu equilíbrio neurológico.
Para você que acha que adora comer um docinho ou uma sobremesa e sempre acha que quando faz isso está só atrapalhando todo o seu processo de emagrecimento, achando que irá engordar de novo, que você não consegue ou que não é capaz, eu vou te fazer entender que não é isso que está bloqueando o seu emagrecimento.
Por que Isso Acontece?
Essa vontade por doce tem a ver com questões hormonais, por isso é normal durante a tensão pré menstrual (a TPM) a vontade aflorar ainda mais, tornando-se quase incontrolável. E se esse fosse o problema para você conseguir se manter magra, então todas as mulheres estariam fadadas ao fracasso.
O que eu quero te fazer entender de uma vez por todas é que não é a sobremesa que vai fazer a diferença. Pensa bem, se a base da sua alimentação é confeitaria e alimentos fritos, é óbvio que o seu metabolismo não vai funcionar na sua melhor performance. Suas artérias provavelmente não estão no melhor estado e você não está dando nutrientes necessários a seu organismo, que é a chave principal aqui.
Entendendo Mais a Fundo
Quando você vai comer um doce é porque você está querendo matar sua vontade, você não está procurando por um antioxidante. Então assim, mate a sua vontade, porque ficar tentando camuflar e matar sua vontade comendo algo que não tem semelhança, como uma fruta por exemplo, será pior. “Mas Polly, eu estou de dieta” qual é o problema? Vou te mostrar como não há problema algum.
Vou usar como exemplo dois alimentos: uma barra de chocolate 70% cacau de 25 gramas e um pudim de leite de 60 gramas. O chocolate em seu total, possui 140 calorias, 9 de carboidratos, 2 de proteínas e 10 de gordura. Enquanto isso, o pudim possui 135 calorias, 22 gramas de carboidrato, 4 gramas de proteína e 4 de gorduras. O mais insignificante aqui são as calorias, vou te contar porquê.
Calorias não ditam regras nenhuma. No chocolate você pôde observar que as calorias estão concentradas na gordura e no pudim as calorias estão em peso no carboidrato. Isso mostra que, apesar de consumir algo parecer fisiológico e intuitivo, na verdade não é quando não há conhecimento da tabela nutricional. Por isso você precisa de um nutricionista. O papel dele é muito importante para você que quer longevidade, ter um estilo de vida saudável sem sofrência e sem tirar o que você gosta de comer.
Comendo Sem Peso Na Consciência
Não são 140 ou 135 calorias que vão te impedir de emagrecer. Agora 1.400 ou 1.350 calorias vão. Quando você tiver aquela crise compulsiva por ter ficado um tempo bem longo sem comer o que você gosta, você não vai comer 60 gramas de pudim, você vai acabar comendo um pudim inteiro.
Não são as calorias que vão fazer ou que fizeram você ganhar gordura, mas sim, o extremo. E não é tirando isso de forma total na sua vida que vai fazer você emagrecer. É o equilíbrio de nutrientes e não de um alimento de forma específica. E com nutrientes eu quero dizer vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gorduras.
Para que você acumule 1 quilo de gordura, não é tão simples, é necessário consumir 1.700 calorias a mais no seu dia. A moral da história aqui é, você não engorda 1 quilo em um final de semana, porque é muito difícil você consumir 1.700 calorias a mais do seu gasto energético. O que engorda é uma compulsão alimentar que você tem aqui, outra ali e assim vai…
Agora, quando você passa a ter consciência do seu corpo, do seu biotipo e do que o seu metabolismo precisa, você passa a aprender mais sobre seu comportamento alimentar e a desenvolver um consumo mais intuitivo onde o doce tem um espaço no seu dia a dia sem nenhum sentimento de culpa.
E isso você consegue ao aplicar o Tripé da Vida Saudável. Com ele você entende que pode comer de tudo sem que nenhum alimento atrapalhe o seu processo de emagrecimento. Você não vai engordar porque, dentro do Tripé, você emagrece acelerando o seu metabolismo e regulando os seus hormônios. Essa é a forma de um emagrecimento definitivo e saudável, sem privação de alimentos, que fez com que eu e mais de 250 mil alunas emagrecessem.
Todas essas informações fazem toda diferença. Quando começamos o processo percebemos que é um dia de cada vez, pois precisamos nos apropriar de tudo que estamos aprendendo e ir aplicando até fazer sentido como um todo. Mas é muito gratificante!