Como começar em uma Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável é essencial para uma vida equilibrada e feliz. No entanto, muitas pessoas acham difícil começar a mudar seus hábitos alimentares. Seja por falta de conhecimento, tempo ou motivação, é comum encontrar pessoas que se sentem perdidas quando o assunto é alimentação saudável.

As primeiras perguntas para se fazer é: Como eu estou levando a minha alimentação? Eu  estou conseguindo levar de forma flexível? De uma forma que eu coma um pouco do que tenho vontade e me nutro do que eu preciso? Porque isso é primordial.

A Lição Mais Importante

Aqui entra a questão de saber diferenciar o que é fome e o que é vontade de comer. Quando há fome, o que você precisa é dar ao seu metabolismo macronutrientes e micronutrientes que irá saciá-lo e fazê-lo trabalhá-lo em sua melhor performance. 

Enquanto isso,  a vontade é algo momentâneo, raro, como por exemplo, a vontade de comer um hambúrguer. Não há problema nenhum em come-lo, o problema é se matar de comer sem pensar no amanhã. Não é ele que vai trazer nutrientes certos ao seu metabolismo.

O que você precisa é de nutriente, de comida de verdade. Mate a fome com o que você precisa e sua vontade com o que você gosta. Dá para levar uma vida equilibrada dessa forma. Esse é o principal ensinamento que você precisa aprender ao começar a se alimentar de forma saudável.

Como Fazer Isso

Fazendo escolhas inteligentes. Por exemplo, é muito comum acharem que pão é um veneno e que deve cortá-lo do dia a dia. No entanto, a grande questão é que, muitas vezes você prefere comer um pedaço de pão, sem miolo, para matar a fome. E não vai matar, ainda mais se não tiver recheado com nada.

Em uma escolha inteligente, você pode comer frutas que têm pouco carboidrato antes ou fazer um sanduíche pegando um pão inteiro, colocando salada para dar volume e uma proteína, como filezinho de frango ou uma carne moída. Aí sim esse pão vai te nutrir, porque está sendo como acompanhamento de uma refeição maior.

Outro erro é querer pular o café da manhã. Você faz isso, aí chega na hora do almoço, come apenas uma salada com grelhado, sem consumir nada de carboidrato e no final do dia você está como? Morrendo de fome. Surge aquele pãozinho e você perde o controle sobre ele. O problema não é o pão, mas sim o que você não comeu de carboidrato o dia inteiro.

Desmitificando o Carboidrato

A nossa cultura bate muito de frente com o Carboidrato, tornando ele um vilão. É por isso que tanta gente adota dietas low carb ou então com zero carboidrato. Porém, ele, como Macronutriente, é super importante para o seu metabolismo, assim como a Proteína e a Gordura.

Para você ter uma ideia, 1 grama de carboidrato possui 4 calorias enquanto 1 grama de gordura tem 9. Mais que o dobro! E sabe o que eu vejo fazendo? Tirar o carboidrato das refeições e não controlar a mão no azeite na hora de temperar a salada. Não coloca arroz e feijão, enche o prato de salada, coloca grelhado e exagera no azeite. O resultado disso é um prato que chega a 1.000 calorias facilmente, enquanto  pensa que está comendo algo menos calórico. A pegadinha está aí.

Quando você consome pouco carboidrato por medo de engordar, você tende a consumir mais gordura no lugar porque sentirá fome. O seu organismo pede uma compensação natural sem que você perceba e, nisso, você aumenta a ingestão de gordura, é algo natural.

O Que Ninguém te Ensina

Às vezes você troca 6 por 12. “Como assim, Polly?” Sabia que, comer um prato feito no shopping com arroz, feijão, carne, saladinha com batata frita contém menos calorias do que uma salada caesar. Isso ninguém te ensina e, se ninguém te ensinou, você não fica sabendo e não vai atrás.

Algo que eu bato muito na tecla com as minhas alunas que possuem acompanhamento mais de perto é parar de fazer trocas por falta de conhecimento. Voltando ao pãozinho, se você ama comer um, não deixe de comer, mas recheie ele com coisas que vão te nutrir. 

Como Fazer Escolhas Inteligentes?

Um profissional na área é fundamental, nutricionista é indispensável. Você pode até tentar sozinha, mas eu garanto que ficará meia boca. O meu papel aqui é trazer um pacote de conhecimento para você poder aplicar de forma imediata. Agora para algo mais elaborado, você precisa procurar um nutricionista, porque eu tenho certeza que não vai se arrepender. Um bom nutricionista sabe fazer e te ensinar a ter autonomia e fazer boas escolhas.

No senso comum as comidas viraram vilões, os alimentos viram mocinhos e você nunca sabe o que está acontecendo; tem hora que a carne é boa, tem ora que é ruim ou o ovo é ruim e outra hora bom. Mas para você, de forma individual, é melhor comer pão de queijo no lanche da tarde, um pão francês ou só uma maçã?

Você pode estar fazendo um esforço à toa se matando de comer apenas maçã, enquanto para o seu metabolismo seria melhor o pão de queijo, com café com leite e, ainda, comer um brigadeiro. Quem vai te ajudar a perceber isso? Um nutricionista.

E eu sei que um bom profissional normalmente costuma cobrar um preço que não é acessível para todo mundo, por isso, eu indico o Desafio Mais Leve e Mais Jovem do Nutricionista e Preparador físico Kadu Rancan, que já está no mercado há mais de 11 anos atendendo milhares de mulheres.

Por um preço super acessível, você não só emagrece 2 quilos, aprende mais sobre alimentação como rejuvenesce a sua pele e corpo.

4 comentários em “<strong>Como começar em uma Alimentação Saudável</strong>”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *