Você que sofre com hipotireoidismo já se pegou tentando vários métodos, dietas, exercícios para emagrecer, não é mesmo? E acredito que, na maioria das vezes, ou você não teve um resultado significativo ou teve e, depois, veio o reganho de peso. Chegou a hora de você entender porque essas situações aconteceram e como emagrecer de forma definitiva.
O hipotireoidismo é uma doença que acomete muitas mulheres, principalmente na faixa dos 45 anos para cima. O que acontece é que, nossa glândula tireóide, para manter o metabolismo funcionando em perfeito estado, precisa fazer a conversão do hormônio T4 para o T3.
Mas o que são esses hormônios? De forma simplificada, o hormônio T4 é responsável pelo metabolismo, humor, temperatura corporal entre outras funções. Enquanto o T3 se responsabiliza por manter o controle muscular, função e desenvolvimento do cérebro, coração e funções digestivas, além de desempenhar um papel na taxa metabólica do seu corpo.
Considerando isso, o que acontece com você que tem hipotireoidismo é uma deficiência no funcionamento da tireóide, onde há dificuldade de converter o hormônio T4 para o T3 – algo fundamental para o seu corpo. Significa que há uma balança e ela está desequilibrada, o T4 está em maior quantidade em relação ao T3. O primordial para você melhorar o seu metabolismo, é melhorar a conversão desses dois hormônios.
E para isso, eu vou te dizer os 3 passos para que isso aconteça.
1. Ajustar o Medicamento
Para começar, não há outro caminho senão procurar um profissional da área, porque provavelmente você vai precisar fazer uso de medicamentos. E isso precisa ser ajustado de tempos em tempos. Então, não é aconselhável ficar sem ir e ficar sem avaliações periódicas, pois, a quantidade de remédio que você está tomando hoje pode estar excedente ou em déficit, e isso acarreta no aparecimento dos sintomas da doença, mesmo tomando medicação.
E que fique claro que não é você que decide o período de retorno ao seu médico. É ele quem dirá a você de quanto em quanto tempo você precisará retornar e como o remédio deve continuar sendo tomado. A ausência de ter um acompanhamento regular dificulta os processos que virão a seguir.
2. Não Fazer Dietas Restritivas
Essa não serve apenas para quem sofre de hipotireoidismo, mas para todo mundo. Quando você está querendo emagrecer, a tendência é você traçar dois caminhos completamente ineficientes para a sua condição: o corte de calorias e de carboidratos. Essa tomada de decisão, te prende em um ciclo vicioso que é, quanto mais você restringe, mais você estimula o seu hipotireoidismo e mais você acumula gordura, isso desacelera o seu metabolismo, você continua restringindo e essa luta constante vai para o resto da vida.
Quando você restringe muito a caloria, você começa a comer muito pouco e, juntando que você cortou, também, o carboidrato, você naturalmente diminui a conversão do T4 para o T3. Por isso que, de 9 a cada 10 alunas minhas na Comunidade Viva Fit que tem hipotireoidismo, ao invés de diminuir a ingestão de comida, é aumentado para elas, com a prescrição da nossa equipe de nutricionistas.
Pode parecer absurdo para você a ideia de comer mais irá ajudar, mas ajuda. Quando elas começam a pegar o jeito da dieta, elas emagrecem. E isso não se dá por uma fórmula mágica, mas sim fisiologia aplicada para ter resultados.
Então, o que você precisa é ter uma dieta controlada, porque senão você engordará, comendo exageradamente e ocasionando em ganho de peso. Precisa ser muito bem ajustado o carboidrato e a restrição calórica. E, veja bem, em nenhum momento eu disse sobre privações ou restrições, esses controles levam em consideração que você pode comer de tudo, sem sofrer ou se sentir culpada depois.
3. Fazer Exercícios
Seu metabolismo já não está funcionando bem, ficar parada só piorará sua situação. Por isso, é imprescindível você introduzir exercícios na sua rotina. “Ah, Polly, mas eu não gosto”, você provavelmente não gosta porque o modelo de exercícios que você conhece exige muito esforço e muita dedicação de tempo.
Eu super compreendo, no entanto, gostando ou não, você precisa começar a fazer exercícios de forma regular. No mínimo 4 vezes na semana por 30 minutos. O que é passado dentro da Comunidade Viva Fit são 6 dias de exercícios e 1 de descanso, o que seria o ideal, mas se você se encontra sedentária, 4 dias é um bom começo.
Não ache que vai aparecer um chá milagroso que vai te emagrecer, porque gente querendo te enganar tem de monte por aí. Você está enganada se acha que há bons resultados sem dedicação, porque para qualquer coisa que você queira, você precisa se dedicar.
Você sabe a diferença entre a pessoa que se dedica e tem resultado para a pessoa que se dedica e não tem resultado? A que tem resultado está fazendo o que tem que ser feito. E a que não possui resultados não sabe o que está fazendo e acha que está fazendo o certo.
Para você se dedicar e ter resultado, você precisa de conhecimento. Conhecimento para saber se faz sentido o que o médico te falou, se faz sentido ou não o que o nutricionista prescreveu para você, ou que o personal trainer está orientando para você. A melhor forma de discernir o que é melhor ou não, é o conhecimento e um bom especialista. E isso você encontra dentro da Comunidade Viva Fit.