Lilian Colella

Você pode estar na mesma situação que a Lilian estava: achando que não gosta de se exercitar, quando na verdade o seu problema é a academia. Ao adotar os treinos em casa, ela não só saiu do sedentarismo, como descobriu que ama fazê-los e não falta um dia.

A Lilian é um exemplo de aluna que colocou não só o maridão no chinelo, como também a filha. Com 60 anos, ela está com a energia lá em cima, ânimo, bom humor e com alguns quilos a menos. Está tão satisfeita com seu corpo, que já vai até trocar o maiô por um biquíni na próxima viagem!

Mas para ela chegar aonde ela está hoje, teve chão. Assim como as minhas outras alunas e assim como você, ela também tinha os problemas e limitações dela, já teve guerras com a balança antes das quais não venceu e muitos planos de academia pagos à toa.

Sedentária Mesmo Com Planos de Academia Já Pagos

Por muito tempo, ela acreditou que na verdade não era fã de fazer exercícios, pois pagava plano anual na academia e não ia de jeito nenhum, mesmo estando sedentária e precisando muito. Ela conta que já chegou a fazer isso três vezes; comprar planos anuais, pois acreditava que, gastando dinheiro assim seria uma forma dela não deixar de ir. Porém não funcionou.

Ela sempre arrumava uma desculpa para não ir, como por exemplo “trabalhei demais hoje, estou cansada então não vou” – eu aposto que até você já usou essa.

No fundo, o que a incomodava era o processo de se arrumar, de ter que se trocar, se deslocar até à academia. E ao chegar lá, ela sentia que não recebia tanta atenção dos professores como as outras pessoas por ser mais de idade – fora algumas exceções. Por isso nunca dava certo.

Outra Alternativa Que Ela Também Já Tentou: Endocrinologista

Em nossa conversa, ela conta como foi sua experiência com uma endocrinologista quando era mais nova. Sua intenção ao procurá-la era emagrecer, então a médica passou a receita de um remédio que a Lilian nem chegou a tomar e a orientou a fazer exercícios. 

Na época ela não tinha tempo para isso, pois o trabalho demandava demais dela. Foi então que a profissional a deixou totalmente constrangida:

“Ela me mostrou uma avenida e disse que era só eu caminhar por ela do começo ao fim. Eu saí de lá tão constrangida porque, poxa, eu falei que não tinha tempo, eu acho que ela não deveria ter falado assim”.

Lilian Colella

Infelizmente, esse tipo de situação não é tão incomum assim. Há muitos profissionais bons sim e que te orientam bem, entendendo qual é o seu problema e há os que não levam em consideração os seus empecilhos e não buscam encaixar na sua rotina uma solução efetiva.

O resultado dessa experiência foi ela se sentir ainda pior consigo mesma pois a resposta que ela recebeu ela já sabia; tinha que fazer um exercício, uma caminhada. Mas era inviável naquele tempo.

“Depois que eu saí de lá eu engordei porque fiquei com raiva, com aquela sensação de ter que fazer, ter que caminha faça chuva ou faça sol”

Lilian Colella

Esse sentimento da Lilian até eu já senti; a única forma de emagrecer é sair caminhando sem parar, sentir que o processo de emagrecimento é uma obrigação e não algo que te deixa confortável e até desperte vontade de fazer.

Como Estava e O Que Buscava Quando Me Encontrou

Uma de suas maiores queixas era a dor na coluna, que até atrapalhava ela a dormir. Quando os dias eram mais cansativos, ela chegava no final do dia quebrada:

“Eu sentava no sofá e pensava no quanto ele estava ruim, mas na verdade o problema não era o sofá e sim a falta de exercício”

Lilian Colella

Ela conta como colocava a culpa em todo eletrodoméstico. Às vezes o problema era o sofá que estava ruim em outras era a pia da cozinha que estava acabando com ela quando, na verdade, o problema é o exercício – como ela mesma chegou nessa conclusão.

O seu maior objetivo não era mais emagrecer, mas sim fortalecer os seus músculos. Ela sentia que com a chegada da menopausa, ela foi ficando mais travada.

“A idade vai  chegando e tudo vai desgastando, então eu sentia que eu precisava fazer alguma coisa para o meu corpo”

Lilian Colella

Ela queria aumentar sua resistência para conseguir fazer algumas atividades que ela tanto ama como caminhada, trilha e até conseguir nadar sem ficar sem fôlego.

A Sua Trajetória na Comunidade e Seus Resultados

 Quando a Lilian iniciou a Comunidade Viva Fit, as festas de final de ano estavam para acontecer, então ela ficou com muito medo porque pensava que iria engordar tudo o que ela já havia perdido. 

“É uma época que a mãe faz o pudim de leite, a sogra faz uma coisa, a tia faz outra”

Lilian Colella

Mas no fim, isso não foi um problema. Ela comeu tudo o que teve vontade: pudim, pavê, escondidinho de tilápia, costela assada, tomou a caipirinha que ela tanto ama e não engordou. Isso só aconteceu porque ela já tinha aprendido como aplicar o Tripé da Vida Saudável, como comer de forma balanceada ao invés de restringir todos aqueles alimentos.

A Li aprendeu como não ser refém da comida e ter mais liberdade. Além disso, descobriu como ama se exercitar; ela acorda às cinco da manhã todos os dias para fazer o seu treino de vinte minutinhos e nos dias que ela não consegue fazer por algum compromisso, ela utiliza o domingo – que é o dia de descanso das minhas alunas, para repor o treino.

Tudo isso por vontade própria. Nem eu nem ninguém da equipe da Comunidade cobramos isso, é uma necessidade própria que ela faz de forma espontânea, pois o Tripé se encaixou tanto em sua rotina, que ter uma vida saudável deixou de ser uma obrigação para ela e passou a ser prazeroso. 

Eu citei no início que ela deixou o marido e a filha no chinelo porque, ela não só estava mais magra que a filha que tanto falava para ela que tinha que emagrecer, como aguenta a levantar os pesos que ela comprou para os treinos que o maridão não consegue.

“As vezes ele me pergunta “você vai levantar agora para fazer ginástica? E eu falo que sim, então ele vai lá e fica me espiando. Quando eu chamo ele para fazer comigo ele diz “Você tá louca que eu vou fazer isso aí, eu não consigo” e eu digo para ele que no começo eu também não conseguia” 

Lilian Colella

Porém, ambos – marido e filha – estão felizes por ela e já até comentaram o quanto ela emagreceu. E realmente ela emagreceu bastante. Quando tivemos nossa conversa lá em Janeiro, ela já havia perdido 5,5 quilos e eliminado 6 centímetros de circunferência abdominal, em 4 meses!

Ela ainda comenta de resultados que ela teve dos quais ela não esperava: melhorias na pele, melhora na coluna, na autoestima e melhora na dor do joelho – que era outra queixa sua no início. O joelho a incomodava muito também pois, quando ela queria colocar uma bermuda, a gordura em excesso ali naquele local ficava muito sobressaltada, fazendo com que ela sentisse vergonha. E até isso ela perdeu; eu achei interessante ela dizer que desde o início ela fazia medição dessa gordurinha do joelho e que notou que já sumiu tudo. 

Agora que ela se descobriu na Comunidade Viva Fit, viu o quanto o programa é super adaptável com sua rotina e a deixa mais confortável que o ambiente de academia – até de pijama ela treina!, ela deixa o seu recado:

“Eu não vou parar mais de fazer exercícios porque eles mudaram a minha vida e mesmo que eu não emagreça mais, eu me sinto bem fazendo e vou continuar”

Lilian Colella

Os vinte minutinhos de exercícios por dia mudou drasticamente sua vida e caiu como uma luva porque ela nem vê o tempo passando, quando vai olhar no relógio já acabou. É quase um ritual sagrado para ela o treino na parte da manhã e quando acaba, ela se sente muito mais disposta para realizar suas atividades do dia a dia.

Então para você que tem a vida corrida, ouça a Lilian: dá tempo de encaixar isso na sua rotina, é só querer.

1 comentário em “Lilian Colella”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *